SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
a Ferver
Rei excêntrico adia coroação
Maha Vajiralongkorn é visto pelo povo como alguém que não honra a coroa.
  • Partilhe
Francisco J. Gonçalves
17/10/2016 01H45
Maha preside às cerimónias fúnebres em Banguecoque
Foto: Reuters
O herdeiro do trono da Tailândia, o excêntrico Maha Vajiralongkorn, quer adiar a coroação por um período indeterminado, que poderá ser de um ano, prazo do luto oficial por Bhumibol Adulyadej, que morreu na passada semana, aos 88 anos, após 70 de reinado.

Esta decisão surge numa altura em que as imagens de Maha Vajiralongkorn registadas em julho causam polémica. O príncipe é visto pelos tailandeses como um homem que não honra a coroa, envolvendo-se em escândalos com mulheres.

De top branco e calças de ganga, cheio de tatuagens – ainda que alegadamente temporárias –, Maha Vajiralongkorn terá de convencer os súbditos de que é capaz de deixar no passado uma vida boémia e as excentricidades para se preocupar com os interesses do povo tailandês.

Ainda assim, o príncipe herdeiro preferiu adiar o momento em que subirá ao trono, numa comunicação feita ao país pelo líder da junta militar e primeiro-ministro, Prayuth Chan-ocha, após uma reunião convocada por Maha.

"Ele pediu ao povo para não ficar confuso ou preocupado com a administração do país ou com a sucessão", afirmou Chan-ocha, explicando: "Pensa que todos deviam deixar passar este tempo de luto."

O governo ainda não definiu a data de cremação do monarca falecido, mas fontes do executivo referiram que deverá acontecer no final dos 12 meses de luto oficial, e a coroação de Maha como rei Rama X terá lugar de seguida. No período de transição, o trono será ocupado por um regente, cujo nome já é conhecido. Trata-se do ex-primeiro-ministro Prem Tinsulanonda, de 96 anos.
adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
25
Comente
0
BLOGS, CRÓNICAS & CONSULTÓRIOS
horoscopo
EM DESTAQUE
PEIXES
20 FEVEREIRO - 20 MARÇO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.