SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Lifestyle
"Há novas gerações a ouvir Moonspell'
Banda comemora 20ª aniversário do álbum 'Irreligious' ao vivo dia 2 de Dezembro em Guimarães
  • Partilhe
30/11/2016 16H13
Foto: Carlos Gonçalves

Corria o ano de 1995. Ao mesmo tempo que viajavam pela Europa a mostrar o álbum de estreia, ‘Wolfheart’, os Moonspell aproveitavam a estrada para compor ‘Irreligious’, disco que seria editado no ano seguinte e que viria a transformar-se no grande marco da carreira da banda.

Numa altura em que os Type-o-Negative exerciam uma grande influência na banda, ‘Irreligious’ ia nascendo de forma mais personalizada e espontânea. Alguns dos temas foram escritos em plena Floresta Negra, na Alemanha e ‘Opium’, uma das faixas que sairia desse disco e hoje o grande ‘hit’ dos Moonspell, seria escrita em apenas 30 minutos.

Vinte anos depois, o grupo prepara-
-se agora para assinalar o lançamento de ‘Irreligious’ com dois espetáculos únicos, o primeiro já no próximo dia 2 de dezembro no Multiusos de Guimarães, e o segundo em 2017, a 4 de fevereiro, no Campo Pequeno.

Nos dois espetáculos, o grupo tocará na íntegra não só ‘Irreligious’, mas também ‘Wolfheart’ e ‘Extinct’, último disco, lançado em 2015. "Estes espetáculos são um desafio para nós e para a comunidade metaleira. Vamos apresentar um alinhamento irrepetível", explica Fernando Ribeiro, vocalista do grupo, que revela que os espetáculos contarão com muitos fãs que vêm do estrangeiro. "Temos tido esse feedback muito grande de fora de Portugal. Há muita gente que quer vir desfrutar da experiência Moonspell".

Lançado em 1996 ‘Irreligious’ foi disco de Prata em Portugal logo à sua saída e vendeu, por exemplo, mais de 80 mil cópias só na Alemanha. "Se o ‘Wolfheart’ foi o disco com que nos atirámos aos lobos, ‘Irreligious’ foi a nossa maturidade. Acho que com ele ajudámos a escrever um novo capítulo da história do metal gótico europeu. Aquele foi o disco que nos meteu definitivamente na Europa", diz o vocalista.

Perto de completarem 25 anos de carreira em 2017, os Moonspell continuam a ser seguidos por uma velha legião de fãs mas também a despertar a atenção de novos públicos. "Há, de facto, uma nova geração que quer ouvir Moonspell e passar por esta experiência".

Também para assinalar o aniversário, ‘Irreligious’ foi entretanto reeditado em vinyl, pela primeira vez em 20 anos. Gravado originalmente em fita, o disco foi remasterizado para vinil por Patrick W. Engel (Iced Earth, Tiamat, Grave) e conta com alguns extras, entre eles fotos inéditas.

adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
BLOGS, CRÓNICAS & CONSULTÓRIOS
  • A ressurreição do grande amor
    Foi na Páscoa, antes de um compromisso profissional no Vaticano, que a atriz e cantora conheceu o guia turístico ...
    Septuagenária experimentada
    O mais perto que estive de Rita Lee foi num espetáculo no Rio de Janeiro, num pequeno teatro algures no final ...
  • Elvis, o rei
    As suas canções, a presença, a sua voz, permanecem eternas.
    Exclusiva nos vídeos caseiros
    Fim do contrato com a TVI permitiu a Paula Lobo Antunes descobrir as maravilhas de viver no trapézio e sem rede.
  • Saudade dos Da Weasel
    Admito, faço parte dessa enorme geração que sentiu o desaparecimento dos Da Weasel.
    Tentador
    Os Arcade Fire estão desejosos de fazer um disco grandioso.
horoscopo
EM DESTAQUE
BALANÇA
24 SETEMBRO - 22 OUTUBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.