SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Consultórios
Cirurgia Estética
O ácido retinóico
por Ana Gonçalves
Esta substância química é uma das mais eficazes no rejuvenescimento cutâneo, contribuindo para uma pele mais lisa e com menos manchas.
  • Partilhe
QUINTA-FEIRA 11 FEVEREIRO - 16H

O ácido retinóico é uma das substâncias químicas, com mais eficácia comprovada, no rejuvenescimento cutâneo, contribuindo para uma pele mais lisa e com menos manchas. Também conhecido como vitamina A ácida ou tretinoína, ele estimula a renovação celular, a formação de colagéneo, reorganiza as fibras elásticas danificadas e melhora a irrigação da pele. A sua aplicação provoca vermelhidão, descamação e ressequidão da pele quando se começa a usar o produto, sem que isso signifique alergia ao ácido retinóico.

Estas reações param ao fim de pouco tempo de uso. Existem substâncias precursoras  de ácido retinóico, como o retinaldeído e o retinol, utilizados em inúmeros cremes, que não provocam tanta irritação e vermelhidão em peles secas ou sensíveis, mas não sendo tão eficazes em peles oleosas, com acne ou em cicatrizes. A sua utilização está contra-indicada em grávidas, crianças, hipersensibilidade aos componentes e na rosácea, já que neste último caso ao estimular a proliferação de vasos, agrava a rosácea.

Quem faz  tratamento com ácido retinóico, deve evitar exposição solar mesmo usando um protetor solar, pois o ácido retinóico ao deixar a pele mais fina e sensível, esta fica mais sensível ao sol. Deve também parar a sua aplicação cerca de uma semana antes de realizar depilação do buço com cera ou fotodepilação, pois a pele está mais sensível. O ácido retinóico deve ser aplicado à noite, evitando o pescoço e a região à volta dos olhos. Em casos de muita reação de vermelhidão, deve ser só usada em noites alternadas ou mesmo só duas vezes por semana.

A irritação que o ácido retinóico provoca pode ser aliviada com água termal e deve evitar produtos de limpeza facial que contenham álcool, como as loções tónicas. De manhã recomenda-se a lavagem com água, colocação de um creme hidratante, nutritivo e com vitaminas, seguido da colocação de um filtro solar com FSP igual ou superior a 50.

Clínica Fernando Póvoas,

Lisboa – 217 210 290

Clínica no Porto – 225 573 130

info@anagoncalvescirurgiaplastica.com 

adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
45
Comente
0
mais crónicas de
Cirurgia Estética
horoscopo
EM DESTAQUE
GÉMEOS
22 MAIO - 21 JUNHO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.