SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Consultórios
Sexo & Afectos
Ano Novo, vida nova
por Quintino Aires
Que seja este um tempo de activar a imaginação, dar algum uso à criatividade, e que cada um de nós contribua para que a sua paixão e o seu amor continuem vivos.
  • Partilhe
QUARTA-FEIRA 30 DEZEMBRO - 18H
A frase não é nova, mas continua atual: Ano novo, vida nova! O maior inimigo das relações amorosas continua a ser a habituação. Depois do entusiasmo inicial, muitos casais acomodam-se, não gastam energia com imaginação nem com a criatividade, e ao fim de algum tempo parece que apenas cumprem um guião já tantas vezes repetido que nem percebem os diferentes momentos que compõem cada partilha sexual. Com o tempo, a falta de emoção, ausente numa prática agora tão mecanizada, reduz o apetite. Hoje deixam para amanhã, amanhã deixam para a semana, que afinal fica para o mês seguinte.

Anos passados já nem se reconhecem como casal, apesar da boa amizade fraterna que ainda os une. Por vezes, num dia especial, um dos dois olha para o lado, e quando a terceira pessoa já está completamente na vida deste que teve a sorte ou o azar de descobrir novamente a paixão, começa a dissertação sobre os motivos de tal infidelidade. Mas já é tarde, e mesmo quando de novo voltam a tentar, descobrem que a chama já se apagou, não existe, e nada a poderá reacender. É pena, porque muitas vezes poderia ter sido o amor de uma vida, e para uma vida.

Por mais que todos saibamos que é assim, a verdade é que deixamos passar o tempo, pois nada é suficientemente forte que motive uma nova atitude. Entendo, porque tal como na física, também na psicologia se verifica a lei da inércia; se nada perturbar o movimento de um corpo ele não se altera. Mas agora começa um novo ano. Culturalmente todos abrimos uma nova esperança, e aguardamos uma mudança na nossa vida. E como os comportamentos humanos se regem mais pela cultura do que pela biologia, que seja este um tempo de activar a imaginação, dar algum uso à criatividade, e que cada um de nós contribua para que a sua paixão e o seu amor continuem vivos. 

www.quintinoaires.pt 

 

Telef.: 218 124 203
adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sexo & Afectos
horoscopo
EM DESTAQUE
VIRGEM
24 AGOSTO - 23 SETEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.