Crónicas
Edição de Autor
A música está a mudar
por Miguel Azevedo
Kendrick Lamar continua a senda de Dylan e Cohen ao receber um Pulitzer pela sua música e palavras.
  • Partilhe
SÁBADO 21 ABRIL - 01H
Prémios... Quando, em outubro de 2016, Bob Dylan foi distinguido com o prémio Nobel da Literatura, com toda a polémica que isso envolveu, imediatamente se percebeu que estava aberto um precedente para que novas situações inusitadas ligadas à música voltassem a acontecer.

Pois, agora, foi o rapper norte-americano Kendrick Lamar que venceu o prémio Pulitzer de música com o álbum ‘DAMN’, sendo esta a primeira vez que um artista de música popular, fora do jazz ou da música clássica, o consegue.

Consta que o júri, composto por compositores, críticos e académicos, votou no rapper norte-americano de forma unânime, considerando que o disco em causa oferece "uma virtuosa coleção de canções, unificadas pela sua autenticidade vernacular e dinamismo rítmico, que cria pequenas histórias comoventes que captam a complexidade da vida afro-americana moderna".

Em 2011 já Leonard Cohen, músico que aplaudiu a atribuição do Nobel a Dylan dizendo que era como dar uma medalha ao Everest, tinha sido distinguido com o conceituado prémio Príncipe das Astúrias das Letras. 

A música está a mudar. Ou, melhor dizendo, está a mudar a perceção que o mundo tem dela. Afinal, música é muito mais do que entretenimento. Já no ano passado Salvador Sobral tinha ‘enganado’ o Festival da Eurovisão e trocado as voltas a um evento que é visto por mais de 200 milhões de pessoas com uma canção que tinha pouco para entreter e muito para fazer pensar.

Música é arte, cultura e sentimento. É testemunho, é desabafo, é poesia. A música é uma arma, mas também é pacificadora. É desestabilizadora mas inclusiva. Música é gente, é vida, é cor. Música é omnipresente e omnipotente. Tudo é música e nada existe sem música, escrita, cantada e tocada. Como já disse alguém: na música até o próprio silêncio tem ritmo. E se não fosse por mais nada, só por isso já merecia ser premiada.   
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
TOURO
21 ABRIL - 21 MAIO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.