Crónicas
Edição de Autor
Caetano para a história
por Miguel Azevedo
Afinal "Carmen Miranda não sabia sambar".
  • Partilhe
SÁBADO 02 DEZEMBRO - 00H
Livro... Afinal "Carmen Miranda não sabia sambar". O título abre o novo capítulo da nova versão de ‘Verdade Tropical’, livro que Caetano Veloso lançou em 1997 e que se tornou uma obra de referência para se entender não só uma das maiores figuras da história da música, mas também o movimento cultural que abanou o Brasil no final dos anos 60 e o próprio país social e político.

No ano em que comemora 75 anos, e talvez desencantado com o lançamento de uma biografia não autorizada (‘Caetano - Uma Biografia’, de Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco) que Caetano muito criticou, o músico optou por aumentar e revisitar uma obra que nem os seus três filhos, Moreno, Zeca e Tom, ainda tinham lido.

Em relação à publicação original, Caetano debruça-se sobre o Brasil e o mundo de hoje, já tão distante do de 1997, confessa que a sua inclinação à esquerda se viu obrigada a explicitar-se, dada a intensidade com que as forças conservadoras se levantaram no Brasil, ("para mim, o desprezo pela aristocracia tola dos esquerdistas não justifica uma adesão aos planos sinistros da direita", explica); conta como entrou em depressão após o nascimento do filho Tom ("um bebé adorado surgir quando eu já tinha 55 anos me punha diante da morte: parecia que eu estava amarrado à minha vida pequena e que a grandeza requerida para se ter um filho não me seria mais possível alcançar", confidencia); brinca com o corretor ortográfico que incomoda tanta gente e com a impossibilidade de compatibilizar os seus devaneios proustianos (de frases muito longas) com a capacidade de concentração média para leitura, nas pessoas, que desceu para oito  segundos.

‘Verdade Tropical’ é um misto de literatura, ensaio e quase autobiografia que lhe dá uma dimensão de documento histórico. 
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
SAGITÁRIO
23 NOVEMBRO - 21 DEZEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.