Crónicas
Edição de Autor
Grammy para incinerar
por Miguel Azevedo
Os Grammy já não valem tanto por aquilo que são, mas mais por aquilo que envolvem.
  • Partilhe
SÁBADO 03 FEVEREIRO - 00H
Polémicas... Os Grammy já não valem tanto por aquilo que são, mas mais por aquilo que envolvem. A arte deu lugar ao grotesco e a música deu lugar ao ‘show off’. Provavelmente já ninguém se lembrará quantas estatuetas Adele ganhou no ano passado, mas todos se recordarão, certamente, que a cantora britânica partiu uma delas ao meio para a dividir com Beyoncé.

Quando, em 1996, os Pearl Jam venceram um Grammy de Melhor Performance de Hard Rock, já Eddie Vedder comentava: "Eu não sei o que isto significa, mas acho que não significa coisa alguma." Já este ano, o músico Justin Vernon (vencedor de dois Grammy em 2012) foi mais longe: "Os Grammy são algo que os músicos sérios não devem levar a sério." Criados em 1959 para se assumirem como uma espécie de Oscar da música, os Grammy não passarão hoje, como já alguém disse no passado, de "uma máquina promocional de uma indústria da música que se arrasta e que já não honra nem a arte nem os artistas". No ano passado, Drake recusou receber dois Grammy, acusando a academia de o ter colocado erradamente na categoria rap só por ser negro. Este ano, os Grammy voltaram a dar barraca.

O presidente da Academia, Neil Portnow, por exemplo, lembrou-se de justificar o facto de só duas mulheres terem ganho este ano por falta de qualidade no trabalho musical entre as mulheres. À conta disso, Pink arrasou-o. Lord recusou subir ao palco depois de lhe ter sido negada uma atuação a solo, coisa que aconteceu aos outros nomeados para Álbum do Ano, todos homens. Várias personalidades, entre elas Hillary Clinton, apareceram a ler excertos de ‘Fire and Fury’, o polémico livro sobre os bastidores da presidência de Trump e, entretanto, entre mensagens politicas, rosas brancas pelo fim do assédio sexual, protestos contra o aborto, alguém pedia para não se misturar música com lixo. Talvez os Grammy sejam para incinerar… 
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
PEIXES
20 FEVEREIRO - 20 MARÇO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.