Crónicas
Edição de Autor
Uma prova de tolerância
por Miguel Azevedo
O Sol da Caparica é uma prova de abertura de mentalidades, por parte do público e dos artistas.
  • Partilhe
SÁBADO 05 AGOSTO - 00H
Atrevido...O Sol da Caparica é um dos filhos mais novos nascido prematuramente desse enorme laboratório dos festivais de música em Portugal (parece que já são mais de 250, entre micro, pequenos, médios e grandes eventos).

E o Sol da Caparica é um daqueles filhos atrevidos que quis avançar por sua conta e risco, apesar dos avisos de uns e do ceticismo de outros, eventualmente dos sinais de um pai ‘mercado’ desfasado da realidade e de uma mãe ‘indústria’ ainda um bocadinho retrógrada.

Há uns bons anos, um festival de quatro dias, feito em Lisboa, dedicado à música de expressão lusófona teria provavelmente tudo para dar errado. Hoje dá certo. O Sol da Caparica é a prova de um certo avanço cultural, é prova de miscigenação, de uma certa tolerância e cordialidade, ainda que nós saibamos que nem uma nem outra ainda estão perto de serem totais entre todos os artistas em todos os géneros musicais.

O Sol da Caparica é uma prova de abertura de mentalidades, por parte do público e dos artistas, é uma prova de comunhão, da tal música que todos devem desejar e festejar sem fronteiras, barreiras ou preconceitos. Hoje, já se sabe: quem vai ao Sol da Caparica arrisca-se a ouvir aquilo que quer e aquilo que provavelmente não contava ouvir. Mas o resultado é sempre o mesmo: sucesso.

Claro que há outros exemplos de festivais musicalmente miscigenados pelo país, mas o Sol da Caparica evidencia-se, inevitavelmente, pela dimensão e pela localização. Aqui encontra-se de tudo, como na farmácia, embora ainda existam algumas dores de ‘espírito’ que não têm remédio (há  mesmo alguns géneros como o metal ou a chamada música pimba que ainda não se misturam, nem neste nem noutros festivais, nem sequer timidamente), mas o Sol da Caparica está de parabéns. O cabo das tormentas foi dobrado.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horoscopo
EM DESTAQUE
SAGITÁRIO
23 NOVEMBRO - 21 DEZEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.