SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Crónicas
Falar Global
Educar para a felicidade
por João Ferreira
Os modelos de ensino
  • Partilhe
QUINTA-FEIRA 27 OUTUBRO - 13H
Anda a circular nas redes sociais um excerto de um documentário de Michael Moore sobre o modelo de ensino da Finlândia, considerado o melhor do mundo nos rankings internacionais. São nove ou dez minutos que todos os pais, mães, alunos, professores e políticos deviam ser obrigados a ver.

O principal segredo deste sistema de ensino é que é focado na felicidade das crianças e dos jovens. Na realidade, a principal preocupação dos professores é ensinarem às crianças e aos adolescentes o caminho para a felicidade. Na Finlândia, os mais novos, do nosso primeiro ciclo, não têm trabalhos de casa. E os mais velhos gastam dez a 20 minutos por dia em TPC. Mas há mais. Ao todo, os mais novos – pelo menos os mais novos – têm 20 horas semanais de aulas. Dá mais ou menos 4 horas por dia já com almoço incluído. E o que fazem no imenso tempo livre que lhes resta? Limitam-se a ser crianças. Felizes de preferência. Brincam com os amigos, fazem desporto, estudam música e leem. Mas ainda há mais.

Na Finlândia não há testes nacionais de avaliação. Porquê? Porque todas as escolas são iguais. Funcionam todas da mesma maneira. Seja a escola da zona rural mais remota, seja a escola de um dos principais centros urbanos do país. Não há diferenças. Todas as escolas são boas. Os pais finlandeses não perguntam qual é a melhor escola da zona ou da localidade. Ninguém se preocupa com isso. Agora digam-me  lá pais e mães de Portugal – especialmente com filhos em idade escolar –, dá que pensar não dá?

 

adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
90
Comente
0
mais crónicas de
Falar Global
horoscopo
EM DESTAQUE
PEIXES
20 FEVEREIRO - 20 MARÇO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.