SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Crónicas
Falar Global
Globalstat: Eis a democracia real
por João Ferreira
Conheça melhor a maior base de dados online, nunca antes tentada, com informação sobre quase tudo de quase todos os países do mundo.
  • Partilhe
SEGUNDA-FEIRA 18 MAIO - 18H

O principal mérito do Globalstat, lançado na semana passada em Florença, numa cerimónia para a qual o Falar Global teve o privilégio de ser convidado, é ser um alicerce fortíssimo de democracia pura à escala planetária. A maior base de dados online, nunca antes tentada, com informação sobre quase tudo de quase todos os países do mundo. Informação fidedigna. Sem filtros políticos, económicos, ou de qualquer outra proveniência. Acessível a todos de forma gratuita e fácil. Uma espécie de prova dos nove global, onde podemos confirmar se o discurso dos vários poderes instituídos dá noves fora nada. Onde podemos aprofundar algo que vimos na televisão ou lemos nos jornais; onde podemos avaliar a sinceridade, honestidade e até a preparação de quem quer submeter a sufrágio um projecto, por exemplo, para o país. Uma base de dados onde se avalia o estado da Nação inserido no resto do mundo. Se estamos no pelotão da frente ou na cauda da coluna. Se somos dos piores ou dos melhores. Tudo isto de uma forma segura e – se for caso disso – até secreta. Por motivos profissionais já tenho andado por lá. Acredite que todos os segundos, minutos ou horas gastos a navegar no Globalstat não é tempo perdido. É conhecimento e capacidade de análise adquiridos.
É decidir com mais consciência enquanto cidadão. É democracia pura – como já disse lá mais para cima e volto a dizer – para a qual o contributo da Fundação Francisco Manuel dos Santos foi decisivo.
Uma Fundação que me orgulha enquanto Português!

adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
26
Comente
0
mais crónicas de
Falar Global
horoscopo
EM DESTAQUE
BALANÇA
24 SETEMBRO - 22 OUTUBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.