Crónicas
Sociedade Recreativa
Regresso
por Fernando Sobral
Agora ela escreve canções a pensar na sua própria vida.
  • Partilhe
SÁBADO 10 MARÇO - 00H
Quem escutava, no início da década de 1980, os Everything but the Girl (o grupo de Ben Watt e Tracey Thorn), quase não reconheceria o novo álbum da vocalista, ‘Record’, agora editado. Ou melhor: a voz cristalina e melancólica é a mesma e a melodia que se descobre nas canções bebe desses tempos. Mas, depois, este quinto álbum a solo de Tracey ciranda à volta do som electrónico, algo que se tornou uma constante na sua música desde há muito tempo.

As diferenças não se ficam por aí: Tracey Thorn, em cada disco, fala do seu momento na vida. Por exemplo, em ‘Love and Its Opposite’, de 2010, falava de divórcios, algo que via como uma constante nas pessoas que giravam à sua volta. No fundo ela escreve agora as canções a pensar na sua própria vida, a de uma mulher com 55 anos.

Por detrás continua também o seu educado cinismo e sinceridade que é uma constante do seu empolgante trabalho desde que surgiu no mundo da pop com o grupo Marine Girls no período pós-punk. Os Everything but the Girl tiveram depois o seu momento de sucesso, com canções memoráveis. E esse ambiente também encontramos aqui, com temas como ‘Face’ (sobre a tortura emocional de uma mulher frente à página de Facebook do seu ex-marido), no meio de um som tempestuoso e muito ritmado. E ‘Queen’ segue a mesma linha, com o som electrónico a envolver a melodia constante que sai da sua voz, num momento que nos lembra as suas colaborações com os Massive Attack. A voz e veludo de Tracey Thorn está de volta. É algo de muito bom em 2018.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horóscopo
EM DESTAQUE
VIRGEM
24 AGOSTO - 23 SETEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina