SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Crónicas
Sociedade Recreativa
Longa vida
por Fernando Sobral
Debbie Harry é uma daquelas divas que já não existem no rock.
  • Partilhe
SÁBADO 20 MAIO - 00H
Debbie Harry é uma diva. Daquelas que já não existem no rock. A idade não quebra a sua energia. E, recordemos, Debbie tem 71 anos. No entanto, parece continuar a ser aquele ídolo louro que, com os Blondie, tomaram de assalto o punk nova-iorquino desde a década de 70 e, depois, evoluíram num contexto musical que cruzava o rock, a pop, o rap e o reggae.

Os Blondie são sobretudo o filho perfeito de Debbie e de Chris Stein, gerado a partir de 1973 quando os dois se conheceram. Debbie tinha um grupo, os Stilettoes, e Chris apareceu lá. Debbie já tinha mais de 30 anos e tinha tido uma vida mas ou menos dura: fora ‘junkie’ e ‘coelhinha’ da ‘Playboy’. Chris também tinha estado dependente do LSD. Perceberam, nesse momento, que o rock era a sua salvação. E foi assim que nasceram os Blondie, onde a expressão felina de Debbie conquistava tudo e todos. Nasceram assim álbuns demolidores como ‘Parallel Lines’ e ‘Eat to the Beat’. E canções como ‘Dreaming’, ‘Maria’, ‘Atomic’ ou ‘Call Me’. Os Blondie separaram-se e regressaram. Sempre com nova energia. Como acontece neste novo álbum, ‘Pollinator’, que parece transportar-os para os anos 70 e 80.

Basta escutar ‘Doom or Destiny’ para ficarmos com a certeza que este é o mundo dos velhos Blondie e não aquele que, em tempos mais recentes, conviveu sobretudo com o som mais electrónico. É música mais muscular, com mais fibra, com mais potência. É Debbie como se voltasse a ter 30 anos. Há aqui bons apoios, de Johnny Marr a Sia. E é isso que permite temas como ‘Fun’, devedor do som dos Chic, e carregado de funk. É Blondie de ouro. 
adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horoscopo
EM DESTAQUE
VIRGEM
24 AGOSTO - 23 SETEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.