SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Crónicas
Sociedade Recreativa
Pioneiro
por Fernando Sobral
Dizzee Rascal deseja ser reconhecido como um grande MC.
  • Partilhe
SÁBADO 12 AGOSTO - 00H
Quando, em 2008, Dizzee Rascal lançou o tema ‘Dance Wiv Me’, o sucesso foi imediato. Era o som de um homem exasperado que atirava a sua toalha para o solo como se fosse um pugilista que acabava de desistir de um combate.

Na realidade, Dizzee abandonava o ‘grime’ e tentava descobrir a vitória comercial. Não era um pecado. Depois do reconhecimento instantâneo de ‘Boy in Da Corner’, de 2003, que trouxe o ‘grime’ londrino para a luz do dia, a sua influência estagnou.

Muitos dos MC do ‘grime’ tomaram então o mesmo caminho rumo à música pop. O certo é que desde então o ‘grime’ renasceu.

Que fazer então? Esse parece ser o dilema de Dizzee, como ele próprio o sugere num dos temas do novo álbum, ‘Raskit’. Para Dizzee a resposta parece ser simples: os fãs já não querem saber se é ‘grime’ ou não, porque cresceram e seguiram em frente. Assim, ele deseja ser reconhecido como um grande MC e não como um pioneiro do ‘grime’.

O seu mundo é agora mais global. Este é um disco que utiliza fórmulas simples, onde o que é importante é a voz de Dizzee e o que diz. As líricas continuam divertidas e fluidas como se escuta em ‘Space’ ou mesmo em ‘Ghost’.

O que é mais impressionante no disco é o ajuste de contas com o passado: o MC sente que muitos querem riscá-lo da história do ‘grime’, num tempo em que este reflectia o vazio da sociedade e dos jovens que o escutavam, com muita violência e caos pelo caminho.

E tem uma certeza: nesse mundo ninguém tinha esperança no futuro. Não importa: Dizzee quer estar longe desse passado. E ser simplesmente pop.
adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horoscopo
EM DESTAQUE
BALANÇA
24 SETEMBRO - 22 OUTUBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.