SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER
Crónicas
Sociedade Recreativa
Tentador
por Fernando Sobral
Os Arcade Fire estão desejosos de fazer um disco grandioso.
  • Partilhe
SÁBADO 19 AGOSTO - 00H
Há algumas semanas, os Arcade Fire tomaram a decisão de colocar na Internet uma falsa recensão crítica no seu novo álbum. Talvez para nos mostrar que neste mundo é cada vez mais difícil, especialmente nas chamadas redes sociais, diferenciar as notícias verdadeiras das falsas. Foi, de resto, o último passo de uma campanha promocional radical e que tem a ver com a postura do grupo.

Os Arcade Fire parecem querer dizer-nos que a promoção de discos já não é muito diferente daquela que se faz para outros produtos de consumo. ‘Everything Now’ merece toda esta actividade frenética: é um disco empolgante e que merece ser escutado com muita atenção e, porque não dizê-lo, devoção. Há alguma música empolgante, do electro-funk de ‘Electric Blue’, ao pop (inspirado pelos suecos ABBA), de ‘Put Your Money on Me’ ou ‘Creature Comforts’. Há momentos em que os Arcade Fire vão em busca de memórias do passado, como ‘Chemistry’, onde se aventuram no reggae.

O tema que dá título ao disco é uma melodia muito forte, que fica nos ouvidos. Os Arcade Fire estão desejosos de fazer um disco grandioso e repleto de declarações de princípio sobre a sociedade actual e tentaram fazê-lo aqui. Ainda não conseguiram isso, mas estão próximos. Eles, com as suas canções, forçam-nos a pensar sobre o impacto da tecnologia digital na cultura, tal como os U2 ou os Radiohead já fizeram. E esse é um dos grandes desafios que se colocam à música urbana nos nossos dias. ‘Everything Now’ é um olhar perturbador sobre o mundo da música, da tecnologia e da sociedade consumo onde vivemos. Com grandes canções. 
adicionar aos favoritos
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horoscopo
EM DESTAQUE
VIRGEM
24 AGOSTO - 23 SETEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright 2014 - Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.