Ana Rocha de Sousa revela que foi vítima de abuso sexual aos 17 anos

Atriz fez a revelação nos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020
Ana Rocha de Sousa
Ana Rocha de Sousa
Foto: Mariline Alves
28 mai 2021 • 15:28

Ana Rocha de Sousa subiu aa palco nos Prémios Activa Mulheres Inspiradoras 2020, onde foi distinguida na categoria de Artes. No seu discurso de agradecimento, a atriz e realizadora acabou por abrir o coração e denunciou que tinha sido vítima de abusos sexuais quando tinha 17 anos.

"Arrependo-me de muito pouco na vida, mas lamento ter guardado a história que tenho cravada por contar. A ti, menina, mulher, adolescente, eu digo: não tens culpa. Lembra-te e repete: não tens culpa. A ti, tenho imenso para dizer que pode ajudar. Escreve, se te fizer algum sentido, o que acabo de contar", dirigiu-se a outras vítimas.

Sem revelar o que lhe aconteceu durante a adolescência, Ana Rocha de Sousa direcionou as suas palavras ao homem que a abusou. A atriz revelou, ainda, que cresceu com "vergonha" da sua culpa, por ter sido vítima de abusos sexuais. 

"A ti, assediador, violador. Sejas tu um outro, uma patrão, um homem da duna ou um cantor famoso. Fui ensinada a desejar o bem. O bem te desejo. Não pretendo nunca destruir a vida de ninguém. Jamais. Quero acreditar que passados mais de 25 anos és outra pessoa. Esperemos que sejas diferente e muito melhor. Quero acreditar que deixaste de fazer uso da tua fama para assediar e aliciar teenagers para o teu universo sexual, violento, louco e promiscuo", lamentou.

"Quero acreditar que fui a única a ser forçada a crescer bruscamente sozinha na vergonha da minha culpa. Que assim tenha sido. Oxalá que assim seja. Repito: nem sou capaz de te desejar mal. Compreendo que só uma alma muito dorida, perdida e atormentada faz o que tu sabes que me fizeste. Ouve bem: nunca mais voltes a fazer. Nunca mais voltes a fazer".

A carregar o vídeo...
Atriz e realizadora lembrou situação traumática.



Veja o testemunho emotivo da atriz e realizadora!

Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo