Concorrente da 'Casa dos Segredos' tem doença neurológica incapacitante

A açoriana Carla é portadora da doença de Machado-Joseph.
A açoriana Carla
Casa dos Segredos, reality show, TVI, Secret Story, Carla, açoriana, concorrente, doença neurológica incapacitante, doença de Machado-Joseph
Foto: Direitos Reservados
27 set 2016 • 10:13
Natacha Nunes Costa

A concorrente açoriana da sexta edição da Casa dos Segredos contou na gala de domingo o seu segredo: "tenho uma doença neurológica incapacitante".

Carla é portadora da Doença de Machado-Joseph (DMJ), uma doença neurológica hereditária (de transmissão autossómica dominante), crónica e altamente incapacitante que, ao longo do tempo, provoca descoordenação da marcha, desequilíbrio, dificuldades a nível da fala e da deglutição, visão dupla, olhos protuberantes, rigidez dos membros e atrofia muscular.

A açoriana, de 25 anos, explicou como soube que tinha este problema de saúde e até falou da doença com algum humor. O diagnóstico é feito através de um exame neurológico e de uma análise molecular. De acordo com Carla, apesar de ainda não existir uma medicação específica para tratar esta doença, em Coimbra estão a fazer estudos para retardar a doença.

Teresa Guilherme perguntou pela mãe da concorrente -  que é também portadora da DMJ - e a funcionária da tabacaria do aeroporto de Ponta Delgada respondeu com emoção que a mulher, com cerca de 40 anos, já tem alguns sintomas.

Apesar de qualquer filho de um portador desta doença ter 50% de probabilidade de ser também portador, a irmã de Carla não é portadora da doença.

Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo