Diana Spencer: Rainha exigiu divórcio a Lady Di

Após a entrevista polémica da princesa do povo em 1995, Isabel II pediu que esta se afastasse do filho.
Príncipe Carlos e Princesa Diana
Rainha Isabel II
Príncipe Carlos e Princesa Diana
Rainha Isabel II
09 nov 2019 • 13:00
Miguel Azevedo
Estávamos a 20 de novembro de 1995. Diana deixa entrar, às escondidas no Palácio de Kensington, uma equipa de reportagem da BBC, e dá uma entrevista bombástica ao jornalista Martin Bashir.

Nela fala das complexidades do seu casamento, da infidelidade do seu marido, do seu relacionamento com James Hewitt e da sua relação tensa com a família real. Foi no decorrer dessa entrevista que a princesa do povo proferiu a célebre frase: "No meu casamento somos três". Nos dias seguintes, Lady Di recebeu uma carta da rainha Isabel a pedir que se divorciasse do filho, o príncipe Carlos. A revelação foi feita agora pelo comentadora Angela Mollard.

Uma bomba
A referida entrevista, que caiu como uma bomba no seio da família real, foi a primeira entrevista individual que Diana deu desde o seu casamento com o príncipe Carlos e foi vista por mais de 20 milhões de espectadores.

Nela, Diana culpou o caso que o marido tinha com Camilla Parker Bowles pelo fim de seu casamento e questionou abertamente se este estaria preparado para ser rei.

Diana admitiu também que tinha tido um caso com o oficial da cavalaria James Hewitt. À data, os príncipes de Gales já estavam separados (desde 9 de dezembro de 1992), mas o divórcio só seria finalizado a 28 de agosto de 1996.

Segundo o acordo conseguido pelos advogados, Diana pôde continuar a viver no Palácio de Kensington, dividindo a guarda dos príncipes William e Harry com o príncipe Carlos. Recorde-se que a polémica entrevista foi para o ar apenas dois anos antes da trágica morte de Diana, que perdeu a vida num acidente de carro a 31 de agosto de 1997.
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo