Diretor de agência de modelos acusado de violação

Empresário, responsável pelas carreiras de Claudia Schiffer ou Naomi Campbell, enfrenta graves acusações.
Gerald Marie
Gerald Marie
Foto: Direitos Reservados
01 out 2020 • 01:30
André Filipe Oliveira
Um novo escândalo sexual está a ensombrar a indústria da moda. O empresário e antigo diretor da Elite Models, Gerald Marie, de 70 anos, é o protagonista de uma acusação de abuso sexual por Lisa Brinkworth, uma conhecida jornalista da BBC. O caso já está nas mãos da Justiça e as diligências estão em curso. De acordo com a imprensa internacional, a jornalista infiltrou-se na agência como modelo para investigar as pressões a que as manequins eram sujeitas. O caso remonta ao final da década de 90. Gerald é acusado de ter empurrado o órgão genital contra o abdómen de Lisa, durante uma saída noturna. Mas esta não é a única acusação que levou as autoridades francesas a agirem.

Em cima da mesa estão ainda os testemunhos de Carré Sutton, que diz ter sido violada "inúmeras vezes" pelo antigo patrão quando tinha apenas 17 anos, Ebba Karlsson e ainda Jill Dodd, que afirma que foi abusada por Gerald Marie em 1980.

O responsável pela agência que lançou estrelas com Claudia Schiffer, Naomi Campbell, Cindy Crawford ou Linda Evangelista, com quem foi casado, ainda não se pronunciou sobre as acusações de que é alvo.

Acordo secreto
Na altura em que a jornalista em questão se infiltrou na agência, o caso acabou por ser mantido em segredo, com o empresário e a BBC, onde Lisa trabalhava, a chegarem a um acordo secreto. Agora, a jornalista decidiu que ia fazer de tudo para levar o caso para a frente, com a ajuda do testemunho de outras modelos abusadas sexualmente. No entanto, há a possibilidade de os crimes já terem prescrito.

‘Anjos’ revelam assédio
No último ano, Ed Raze, ex-diretor de marketing da Victoria’s Secret, foi acusado por modelos e antigos trabalhadores da marca de comportamentos inapropriados no exercício das suas funções. "Tentava beijar as modelos, pedia que se sentassem de joelhos... Vi-o a tocar na virilha de uma modelo antes do desfile de 2018", revelou uma fonte próxima ao ‘New York Times’. A conhecida manequim Bella Hadid terá sido uma das vítimas de Razek.

A modelo canadiana Andi Muise, outra das vítimas, abandonou a mediática empresa norte-americana depois de dar negas consecutivas ao profissional de comunicação. Ed Razek reagiu negando a veracidade das acusações.

No centro da polémica
A jornalista Lisa Brinkworth e três antigas modelos estão no centro da polémica e são as mulheres que estão dispostas a ir até às últimas consequências para responsabilizarem Gerard Marie pelos abusos sexuais que afirmam ter cometido.

Casada com empresário
Linda Evangelista foi casada durante cinco anos com o empresário Gerald Marie. O ex-diretor da Elite Models foi o principal impulsionador da carreira da ex-mulher como modelo.

Tráfico e abusos
O magnata Jeffrey Epstein foi acusado de tráfico e abuso sexual contra raparigas, muitas delas menores de 14 anos. Os delitos ocorreram entre 2002 e 2005. Foi condenado e enforcou-se na prisão.
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo