
João Cabeleira, 58 anos, o guitarrista da banda Xutos & Pontapés e a mulher, a ex-stripper Ana Bastet, de 35 anos, estão a ser acusados de abandonar à fome seis cães num quintal de uma moradia em Santo António da Caparica, em Almada. As imagens dos animais em magreza extrema e da falta de condições de higiene estão já a tornar-se virais.
Os dois estão a divorciar-se e várias têm sido as queixas de vizinhos e de elementos ligados a associações de defesa dos animais que acusam o casal de negligência com os canídeos.
Em declarações ao CM, João Cabeleira defendeu-se: "Isso é uma série de malta que não tem nada que fazer, pessoas que querem arranjar chatices. Na minha casa não falta nada, nem para os animais nem para as crianças. Estou indignado com isto. Essas pessoas deviam ser processadas por difamação".
O músico continua: "ainda hoje de manhã (segunda-feira) estiveram lá em casa pessoas do IRA (Intervenção e Resgate Animal) e verificaram que só um cão é que não tem chip. Disseram que está tudo bem e que vão publicar isso mesmo no site deles".
Consultada a página do IRA na internet, verifica-se que o grupo ainda está "a avaliar as circunstâncias". A dona dos bichos, Bastet garantiu ao CM o seguinte: "Os cães são meus, as imagens são manipuladas".
A denúncia partiu de vizinhos que colocaram fotos na internet que chamaram a atenção de Patrícia Perdigão, dirigente da Associação dos Patudos da Costa. A responsável captou novas imagens, a 26 de dezembro e alimentou os cães a 3 de janeiro. "A Ana veio falar connosco com ar deprimido. Disse que estava a passar por um divórcio e que o marido não quis os cães. Oferecemos ajuda mas recusou".