Fátima Lopes recorda depressão: "Quando dei por mim, comecei a sentir uma tristeza profunda"

À beira da exaustão, a apresentadora da TVI teve que pedir ajuda.
04 dez 2020 • 16:45
Dois anos depois, Fátima Lopes recorda abertamente uma fase complicada da sua vida. Numa entrevista recente, a apresentadora da TVI revelou que esteve à beira de um esgotamento nervoso, desencadeado pelo cansaço extremo e pelo excesso de trabalho.

"Acumulei três projetos em TV, em que trabalhava 7 dias por semana e cerca de 10 horas por dia. Não tinha tempo para descansar, nem para as minhas coisas. Todo o tempo que me restava era para os meus filhos.", começou por contar à TV7 dias.  

Com o tempo, Fátima Lopes começou a sentir a sua saúde cada vez mais frágil.
 
"Quando dei por mim, comecei a sentir uma tristeza profunda, uma falta de energia e uma série de sintomas que foram tudo menos agradáveis: tonturas, falta de energia, sensação de desmaio, cabeça oca, insónias e falta de vontade para tudo."

A apresentadora da TVI viu-se obrigada a recorrer a ajuda psicológica.

"Procurei o meu médico de família, que confirmou um princípio de 'burnout'. Fiz um tratamento (...). Mantive o acompanhamento da minha psicóloga, a Dra Ana Ramires, e da Rute Caldeira, especialista em meditação. E a situação resolveu-se."

Fátima Lopes recorda momentos de sofrimento, em que não se revia naqueles episódios.  

"Eu queria sair daquele estado o mais rápido possível, porque eu não era aquela."  

A estrela do canal quatro assumiu ter tido o apoio imprescindível das pessoas mais próximas durante o período de recuperação.

"Às vezes, também não é fácil: pedi ajuda aos que eu amava, aos meus pais, à minha irmã, à minha filha, que já tinha idade para compreender, e aos meus amigos. Expliquei-lhes que não estava bem e que precisava da ajuda deles para recuperar."

Através do seu projeto 'Simply Flow', Fátima Lopes inspira diariamente várias mulheres, com dicas variadas sobre saúde, lazer, alimentação e estilos de vida. 
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo