Fátima Lopes volta ao ataque à TVI: "Estava infeliz"

Apresentadora esteve à conversa com Júlia Pinheiro e abordou a saída polémica do quarto canal.
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
19 mai 2021 • 18:55
Fátima Lopes, de 52 anos, aceitou estar à conversa com Júlia Pinheiro. Um dos temas abordados foi a recente mudança profissinal na sua vida: a saída repentina da TVI em fevereiro passado. A apresentadora falou abertamente sobre os motivos que a levaram a tomar a decisão de romper a exclusividade com a estação de Queluz de Baixo.

"Está a fazer-me bem não estar em televisao todos os dias. Quando me propuseram deixar de fazer um programa diário, eu concordei. Temos de ter essa consciência. É preciso parar. O daytime exige muito de nós. Muita disponibilidade até emocional. Chega a uma altura em que temos de recarregar energias para depois termos mais para dar. Eu precisava desta liberdade. Sentia que não conseguia concretizar alguns dos meus sonhos, estava presa aos meus horários".

Tal como o anúncio surpresa, o rosto do extinto 'A Tarde é Sua' revelou que esta foi também uma decisão repentina e inesperada.

"O que estava há muito tempo na minha cabeça é que tinha de construir um caminho além da televisão, para um dia se eu me cansasse, ou a televisão não me quisesse. Não ia ficar em casa a coser meias. Fui fazendo várias coisas, mas não com a liberdade de agora. A vida empurrou-me a tomar uma decisão. Tive de ponderar muito."

O apoio dos filhos foi essencial durante o todo o processo. "A Beatriz disse-me: 'Estás feliz? se nao estás feliz está na altura de mudar. Termos uma vida muito boa à custa da infelicidade da nossa mãe, não vale a pena. Estava infeliz."

A carregar o vídeo...
Apresentadora não controlou as lágrimas em momento especial.


Ao longo da conversa, Fátima foi brindada com testemunhos dos amigos mais próximos, mas também da família. O filho Filipe, de 12 anos, gravou pela primeira vez uma mensagem para a mãe.

"Sou um menino feliz porque todos os dias brincas comigo mesmo quando não tens tempo. Sou um menino feliz porque tenho uma mãe que me apoia sempre nos momentos dificeis. Sou um menino feliz porque tenho a melhor mãe do mundo"

O relato deixou a comunicadora de lágrimas nos olhos. "Fico emocionada de alegria por o meu filho verbalizar o que sente. Os dois [filhos] fazem-no. Eles foram sempre acompanhando as minhas escolhas."

Logo a seguir Fátima foi surpreendida com uma reportagem da autoria da filha Beatriz e dos pais. Os três percorreram alguns dos locais da infância e adolescência da estrela de televisão.

Júlia Pinheiro tentou por diversas vezes perceber se existia alguém especial na vida da colega de profissão, mas sem sucesso. "As pessoas preocupam-se muito com isso, preocupem-se com outras coisas. Estás a ser cusca."

Sobre um eventual regresso à televisão, Fátima Lopes abriu o jogo e revelou que, para já, não há nada definido. "Vou voltar quando fizer sentido. Acho que a minha carreira televisiva não acabou. Claro que chegará o momento de sentir saudade e uma necessidade grande de voltar. Sei que as portas estarão abertas."

"Sei que tenho muito para dar à televisão. Há coisas que ainda nao fiz e na minha cabeça fazem sentido. É preciso fazer retratos reais e locais de pessoas que inventaram coisas novas na pandemia. Temos de mostrar coisas positivas, que deem alento. A televisão tem demasiadas coisas negativas", lamentou.

Nos últimos minutos, Fátima foi surpreendida pela aparição do amigo de longa data Francis Obikwelu e o filho deste Chris, de três anos. "Somos uma familia. Não hápalavras. O carinho e amor que a Fátima nós dá é uma coisa espetacular", reconheceu o atleta.
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo