Felipe VI e Marcelo Rebelo de Sousa tomam duas cervejas em esplanada de Madrid

Rei de Espanha e Presidente da República de Portugal passearam como dois turistas numa das praças mais movimentadas da cidade
Felipe VI e Marcelo Rebelo de Sousa
Felipe VI
Marcelo Rebelo de Sousa
Felipe VI e Marcelo Rebelo de Sousa
Felipe VI
Marcelo Rebelo de Sousa
14 jun 2021 • 11:10
O jornal ‘El País’ já lhe chama a "insólita imagem" entre Felipe VI e o Presidente de Portugal. Como dois turistas, em amena cavaqueira, acompanhados por uma cerveja numa esplanada de Madrid.

Foi assim que o Rei de Espanha e Marcelo Rebelo de Sousa puderam ser vistos e fotografados sexta-feira, dia 4, durante a visita do Presidente português a Madrid por ocasião do armistício entre Espanha e Portugal, que decorreu no âmbito da apresentação da candidatura conjunta dos dois países ao Mundial de 2030.

Era cerca do meio-dia quando, num momento totalmente inusitado, o monarca e o chefe do Estado português se sentaram numa esplanada com vista para a Plaza de Oriente, ao lado de clientes regulares. Pediram duas cervejas e conversaram durante largos minutos.

Refere o jornal ‘El País’ que, sem que ninguém previsse, Felipe VI e Marcelo Rebelo de Sousa deixaram o Palácio Real, onde começou o encontro (a Rainha Letizia esteve inicialmente presente), para depois caminharem em direção aos jardins da Plaza de Oriente, no coração da cidade Madrid, num grande ponto de passagem para turistas.

Já na praça, e para surpresa dos transeuntes, tanto o Rei como o Presidente português cumprimentaram as pessoas que então se encontravam no local e até posaram para algumas fotografias.

O tom informal com que decorreu o encontro é exemplo da boa relação da Casa Real espanhola com Portugal e sobretudo da estreita relação de D. Felipe VI com Marcelo Rebelo de Sousa, que conheceu na sua tomada de posse em março de 2016. Posteriormente, no decorrer de uma cerimónia pública, em fevereiro de 2019, o Rei chegou mesmo a verbalizar a sua admiração pelo Presidente português.

"O Presidente Rebelo de Sousa, nos últimos anos, tem sido para mim um exemplo de respeito, dignidade e excelência no exercício de sua alta magistratura. Desde que assisti à sua posse como Presidente da República, para além das mesmas convicções, a amizade e o carinho têm-nos unido". Segundo a Casa Real, também a Rainha Letizia partilha dessa grande admiração pela "personalidade avassaladora" e "competência intelectual" de Marcelo.
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo