O ano mal tinha começado quando a imprensa espanhola deu conta de uma amizade cúmplice entre a mãe de Felipe VI e Alfonso Diez, viúvo da duquesa de Alba. A improvável aproximação começou logo após a morte da duquesa de Alba, em novembro de 2014, como explicou então um especialista em assuntos reais.
"Quando Alfonso ficou viúvo, Dona Sofia foi muito atenciosa com ele no funeral. Eles cultivaram mesmo uma amizade", diz uma fonte, acrescentando que esta cumplicidade não agradou a Felipe VI, que de pronto fez um ultimato à mãe.
"O rei Felipe VI terá falado com Dona Sofia no Palácio da Zarzuela e dito que não gostava de ver as constantes notícias sobre a mãe na imprensa, que a relacionavam com Alfonso Diez, pedindo-lhe para se distanciar dele. A rainha Sofia ficou surpreendida e disse ao filho que ia afastar-se do viúvo da duquesa de Alba."
O certo é que Sofia cumpriu a sua palavra. O afastamento entre os dois amigos foi notório no casamento do neto da duquesa de Alba, no início deste mês. A pedido do filho, a rainha virou costas ao novo amor.