Filha de Harry e Meghan Markle não será princesa

Lilibet nasceu no dia 4 e segundo lei de 1917 não tem direito a título nobiliárquico
Meghan e Harry foram pais de uma menina, Lilibet Diana
Harry e Meghan Markle
Meghan e Harry foram pais de uma menina, Lilibet Diana
Harry e Meghan Markle
13 jun 2021 • 13:04
 É bisneta de rainha, neta de princesa e filha de príncipe, mas não terá direito a qualquer título nobiliárquico. Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, a filha de Harry e Meghan, que nasceu no passado dia 4 de junho, está, por força de uma lei de 1917, excluída de receber o titulo de princesa (segundo a referida lei, os filhos e netos do soberano têm direito ao título de príncipe, mas não os seus bisnetos). Ainda assim ela é a oitava na linha de sucessão ao trono britânico.

Seja como for, a verdade é que Lilibet Diana vem ao mundo carregada de simbologia num ano particularmente atribulado para a família real inglesa. O seu nome (que já gerou polémica) é uma homenagem à rainha Isabel II (Lilibet é o apelido carinhoso pelo qual a monarca é tratada pela família), mas também presta tributo à avó paterna, Diana, juntando assim no mesmo nome sogra e nora, que sempre tiveram uma relação tempestuosa.

A este simbolismo todo, acresce o facto de Meghan Markle ter anunciado publicamente a gravidez no dia 14 de fevereiro, dia dos namorados nos EUA e na Europa, curiosamente o mesmo dia escolhido por Diana em 1984 para anunciar que estava grávida de Harry.
O nascimento de Lilibet Diana foi anunciado por Harry e Meghan através de comunicado publicado no site Archewell, fundação gerida pelo casal. "Fomos abençoados com a chegada de nossa filha, Lili. Ela é mais do que jamais poderíamos ter imaginado e somos gratos pelo amor e pelas orações que recebemos de todo mundo."

Lilibet Diana nasceu em Santa Bárbara, na Califórnia, nos EUA com 3,5 kg e vem juntar-se ao irmão Archie, que nasceu ainda em Londres em 2019.
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo