Harry e Meghan perdem títulos reais e fundos públicos

Os duques de Sussex começam a tornar-se independentes após decidirem separar-se da família real.
Harry e Meghan Markle
Harry e Meghan Markle
18 jan 2020 • 19:32
O príncipe Harry e a mulher, Meghan Markle, preparam-se para um recomeço, depois de terem decidido afastar-se da família real e tornarem-se independentes

Os duques de Sussex vão perder os títulos reais, deixando de ser 'altezas reais', e vão também deixar de receber fundos públicos.

O anúncio foi feito através de um comunicado oficial do Palácio de Buckingham. De acordo com o mesmo comunicado, tal deve acontecer já a partir da próxima primavera. O casal acordou igualmente repor os fundos utilizados na remodelação da Frogmore Cottage, em Windsor.

"O duque a duquesa de Sussex estão gratos a Sua Majestade e à família real pelo apoio contínuo no próximo capítulo das suas vidas", pode ler-se no comunicado oficial. 

Tal como acordado, "eles compreendem que têm de se afastar dos deveres reais", motivo pelo qual "já não vão receber financiamentos públicos".

Com a bênção da rainha, os Sussex vão continuar a manter os seus patrocínios e associações particulares. "Os duques já não vão usar os títulos reais uma vez que deixaram de ser membros trabalhadores da família real", informa também o comunicado.

Harry e Meghan vão estar impedidos de representar formalmente a rainha Isabel II. 

Além disto, ficou ainda claro que o filho mais novo da princesa Diana e a mulher vão devolver o dinheiro usado para remodelar a mansão onde habitam, Frogmore Cottage, que foi alvo de obras. As mudanças tinham como objetivo tornar o edifício mais habitável, demoraram seis meses e custaram cerca de 2,8 milhões de euros

O valor veio de um fundo composto por dinheiro público destinado a suportar os deveres oficiais da rainha, assim como a manutenção dos palácios reais ocupados.

Harry e Meghan planeiam viver entre a América do Norte e o Reino Unido, depois de terem estado a passar um tempo no Canadá.

As primeiras grandes alterações na vida de Harry e Meghan Markle começam a fazer-se sentir, depois de uma reunião de emergência que aconteceu recentemente entre a família real com o propósito de convencer Harry a desistir da decisão que tem dado que falar pelo mundo inteiro. Foi dessa mesma reunião que Meghan Markle acabou por ser excluída

Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo