José Alberto Carvalho pede desculpa

O pivot da TVI esteve envolvido em polémica com comentário sobre a vitória de Marina Machete no concurso Miss Portugal
José Alberto Carvalho
José Alberto Carvalho
Foto: David Martins
01 nov 2023 • 16:12
Vanessa Fidalgo

José Alberto Carvalho aproveitou o final da emissão do 'TVI Jornal' de segunda-feira para pedir desculpas sobre o que disse acerca de Marina Machete, vencedora do concurso Miss Portugal. O pivot afirmou que teve uma "atitude irrefletida".

"A relação de confiança com os cidadãos é um dos requisitos para cumprir a minha profissão. Uma atitude irrefletida que cometi na quinta-feira, na última vez em que estive neste estúdio, abalou, para algumas pessoas, essa relação de uma forma que não pretendi, que não defendo e que não corresponde ao que sou. Por uma razão importante: estava em causa uma pessoa. Chama-se Marina Machete, a vencedora do concurso Miss Portugal", afirmou o jornalista da TVI.

"O sofrimento ou a mágoa de qualquer pessoa deve ser evitada em todas as circunstâncias. Penalizo-me e peço desculpa se algum comportamento meu, ainda que não intencional, possa ter contribuído para isso em relação a ela, à sua família e aos seus amigos", justificou.

No final da declaração, afirmou ainda: "Independentemente das escolhas que cada um faz na vida, creio convictamente que todas as pessoas devem procurar a sua felicidade. Isso é verdade para a Marina Machete, tal como para qualquer um e também para mim. Afirmar uma escolha nossa não é, nem deve ser, nem mais nem menos importante do que a escolha feita por outro. Quanto à opinião, ela é controversa e na quinta-feira o Miguel Sousa Tavares aqui estará para partilhar a dele. Vamos assinalar os 50 de anos do 25 de abril e continuamos a ter muita estrada para fazer e muito caminho para andar. Tenhamos a humildade de o reconhecer e a coragem para continuar. Viva a liberdade, a de todos e a de cada um".

O pedido de desculpa de José Alberto Carvalho está relacionado com o momento em que Miguel Sousa Tavares, no seu espaço de comentáiro no 'TVI Jornal' questionou o jornalista sobre se este casaria com Marina Machete, com o pivô a responder da seguinte forma: "Não, não, de todo, e tu também não, já percebi".

Sousa Tavares defendeu ainda que "o que o júri apreciou foi o resultado de várias operações plásticas que correram bem e tratamentos moleculares ou celulares".

Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo