José Pedro Gomes com "ligeiras melhoras"

O ator respira com ajuda de máquinas.
A carregar o vídeo ...
José Pedro Gomes tem "ligeiras melhoras"
03 fev 2016 • 08:59
José Pedro Gomes continua internado em estado grave no Hospital de Cascais, mas, segundo fonte da Força de Produção, está a dar sinal de "ligeiras melhoras". O ator, de 64 anos, foi hospitalizado na quarta-feira, 27 de janeiro, com uma pneumonia atípica que lhe afeta os dois pulmões. Devido à gravidade da situação, os médicos viram-se obrigados a colocá-lo em coma induzido e com respiração assistida, enquanto esperam que a medicação produza os efeitos desejados.

A última vez que o ator apareceu em público foi na terça-feira, 26 de janeiro, à noite, num espetáculo de homenagem a António Feio, no Centro Cultural de Belém, Lisboa. Nesse dia já apresentava sinais de gripe, mas a situação agravou-se na quarta-feira: o ator desmaiou e foi transportado de imediato para o hospital.

Em Portugal, de 2000 a 2009, a taxa de mortalidade por pneumonia nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde rondou os 20%. Segundo o pneumologista Filipe Froes, "em média foram internados 81 adultos por dia" e "morriam todos os dias 18 pessoas" com pneumonia. Quando José Pedro sair de perigo, tem, "pelo menos, dois ou três meses de recuperação pela frente".
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo