Morreu presidente da SOL Teresa Almeida

Fundadora da associação que acolhe crianças com o vírus da sida morreu esta quarta-feira, 20 de janeiro, vítima de cancro.
Teresa Almeida, SOL, presidente, associação, fundação, fundadora
Teresa Almeida, SOL, presidente, associação, fundação, fundadora
Foto: Sérgio Lemos
20 jan 2016 • 20:08
C.T.
Teresa Almeida morreu de cancro aos 69 anos esta quarta-feira, dia 20 de janeiro, na sua casa em Lisboa. Conhecida por ser fundadora e presidente da associação SOL, que alberga crianças portadoras do vírus da sida, viu o seu trabalho ser distinguido pela UNESCO em 2000, e também recebeu o Prémio dos Direitos Humanos da Assembleia da República no ano seguinte.

Antes de ter criado a associação SOL, algo realizado a 17 de dezembro de 1993, Teresa Almeida trabalhava na área da psicologia infantil. Um dos seus grandes amigos, Herman José, deu a notícia da morte da amiga através do Facebook, onde também publicou uma foto de ambos (imagem abaixo).












         (Fotografia partilhada por Herman José no Facebook)

"Às 17 e 30 de hoje perdi uma grande amiga. A Teresa Almeida - fundadora e presidente da SOL - partiu vítima de cancro tal e qual como viveu: dignamente e em paz. Há uma semana juntou um grupo de íntimos em sua casa para um jantar. Estava debilitada mas feliz. Muito feliz de se ver rodeada de tantos e tão bons amigos. Bebemos, comemos, rimos, contamos estórias até às tantas. Vou recordá-la sempre como nesta fotografia: sorridente, encantadora e luminosa", escreveu o humorista e apresentador.
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo