Casados há 22 anos, o patrão da Ongoing Nuno Vasconcellos, 47 anos, e a empresária Maria Alexandra Mascarenhas, 45, decidiram pôr fim à relação. O motivo da separação deve-se à distância. "A Alexandra passa 25% do tempo no Rio de Janeiro e o resto em Lisboa, por causa das filhas [Diana, de 16 anos, e Luísa, de seis]", revela à Vidas fonte próxima do casal. Já Nuno Vasconcellos, admitiu o próprio em entrevista à revista ‘Sábado', passa "50% do tempo no Brasil, 25% em Lisboa e 25% a viajar". "Tenho um apartamento no Rio e outro em São Paulo".
Nascidos em duas famílias abastadas, Nuno Vasconcellos e Maria Alexandra têm em comum um verdadeiro império. Recentemente, a revista ‘Exame' avaliou a fortuna da família em 370 milhões de euros. ‘Xandinha', como a empresária é tratada pelo marido, é detentora de 70% do capital da EJESA - grupo que controla no Brasil vários jornais, entre eles o ‘Dia', ‘Marca' e ‘Meia Hora'. A empresa, cujos restantes 30% pertencem à Ongoing, tem sede no Rio de Janeiro, onde o casal tem um aparta-mento, mais concretamente em Ipanema, com vista para o mar.
"Apesar da fortuna, a Alexandra é uma pessoa muito simples. Como tantos outros grandes empresários brasileiros, ela podia chegar de helicóptero ou até mesmo subir da garagem directamente para o seu gabinete no 14º andar, mas não. Ela prefere descer do carro e entrar pela porta principal", conta à Vidas uma amiga.
CASAL AFASTA DIVÓRCIO
Apesar da separação já estar assumida entre ambos, o divórcio é algo fora de questão. "Eles estão juntos há mais de 20 anos e vão continuar por mais 20. Até porque, além de serem sócios, têm duas filhas em comum", revela um amigo do casal. E, acrescenta: "Eles têm um carinho e uma amizade muito grande um pelo outro. Aliás, o Nuno costuma dizer que a ‘Xanda' é uma mãe extraordinária e uma mulher fabulosa. O casamento acabou mas ficou mesmo uma grande amizade e cumplicidade".
Para lidar com o fim da relação, o casal tem ‘arranjado' escapes para lidar com a situação "e não prejudicar as filhas". "A Alexandra é muito católica, vai habitualmente à missa. É uma pessoa muito crente. E, apesar de saber que é melhor assim, está a sofrer. Não se toma a decisão de acabar com um casamento de 20 anos de ânimo leve", revela outra fonte, sublinhando: "Eles não se vão divorciar".
Já Nuno Vasconcellos tem optado por se dedicar "a fundo ao trabalho" e aos desportos que pratica habitualmente. "Três vezes por semana faço ginástica. Também pratico boxe, kickboxing e vale tudo, com o meu mestre".
Descrito pelos amigos como um ‘bon vivant', o empresário começou cedo a viajar pelo Mundo. Viveu até aos 11 anos em Portugal, altura em que os pais - Isabel Rocha dos Santos e o já falecido Luís Vasconcellos, braço-direito de Francisco Pinto Balsemão - se separaram.
Nessa altura foi para a Bélgica, onde estudou num colégio interno. Depois frequentou um colégio militar nos Estados Unidos. Durante esse tempo "teve várias namoradas", confessa um amigo. "E foi engraçado, porque ele já conhecia a ‘Xandinha' e quando regressou a Portugal voltaram a encontrar-se e o amor falou mais alto".
Ao longo dos 22 anos de casamento o casal foi engrossando o império herdado. São, entre outros, accionistas da Portugal Telecom, do Banco Espírito Santo e da Impresa.
PERFIS
MARIA ALEXANDRA DA COSTA LIMA
Mascarenhas é filha de pais portugueses e nasceu no Brasil há 45 anos. Aos 14, devido ao divórcio dos pais, veio para Portugal. Hoje é uma empresária de sucesso e presidente de um dos grandes grupos de comunicação brasileiros, a EJESA.
NUNO ROCHA DOS SANTOS DE ALMEIDA VASCONCELLOS
Nuno Vasconcellos, 47 anos, é hoje um empresário de sucesso, algo que herdou da família, que foi proprietária da Sociedade Nacional dos Sabões. Estudou na Bélgica, num colégio interno, e formou-se em Gestão nos Estados Unidos da América, onde também frequentou um colégio militar.
‘TIO' OFERECE LUA-DE-MEL
Francisco Pinto Balsemão foi o padrinho de casamento de Nuno Vasconcellos. De presente, o patrão da Impresa, casado com Tita, ofereceu ao casal a lua-de-mel. Foram para um hotel de luxo na Gran Canaria.
CASA DE LUXO EM CASCAIS
Apesar de andar constantemente em viagem - tem negócios na maioria dos países de língua oficial portuguesa, América do Sul e China -, quando está em Portugal Nuno Vasconcellos fica na sua luxuosa casa na Quinta Patiño, herança da família.
DA AMIZADE À POLÉMICA
Balsemão tratava Nuno Vasconcellos como um filho. Porém, a relação acabou por se deteriorar, quando Nuno (que tem 23% da Impresa) decidiu adquirir 30% da Media Capital, dona da TVI. O negócio não se concretizou, mas a relação nunca mais foi a mesma.
DEIXA POSIÇÃO NA IMPRESA
Braço-direito de Francisco Pinto Balsemão, Luís Vasconcellos era como um irmão para o patrão da Impresa, que detém a SIC. Pai de Nuno, foi accionista fundador do ‘Expresso' e vice-presidente da Impresa. Morreu em 2009, vítima de cancro.
AMIGO E SÓCIO DESDE JOVEM
Rafael Mora e Nuno Vasconcellos têm uma relação que vai muito além da profissional. O espanhol é vice-presidente da Ongoing, mas também um grande amigo de Vasconcellos, desde os tempos de juventude. Tem sido um grande apoio nesta fase.
HERDEIRO DE UMA FORTUNA
Nuno Vasconcellos, filho de Isabel Rocha dos Santos, é herdeiro de uma das maiores fortunas de Portugal. O avô, João Rocha dos Santos, era dono da Sociedade Nacional de Sabões. A fortuna da família foi recentemente avaliada, pela revista ‘Exame', em cerca de 370 milhões.
PROPRIEDADE NA COMPORTA
A Comporta é uma das zonas mais apetecidas dos milionários. O prestígio tem sido criado pelo marketing associado à Herdade da Comporta, pertencente à família Espírito Santo desde 1991. Nuno Vasconcellos tem aqui duas propriedades.