Princesa Leonor de Espanha condecorada pelo pai

Felipe VI presenteou a filha com o colar da ordem do Tosão de Ouro.
Rei de Espanha
Rei de Espanha
Foto: Direitos Reservados
31 jan 2018 • 15:25
A emoção marcou o dia do 50º aniversário de Felipe VI.

Ontem, o rei de Espanha entregou à filha mais velha, Leonor, de 12 anos, a insígnia do Tosão de Ouro, a mais alta distinção da Coroa espanhola, que simboliza "a tradição, a continuidade e institucionalização da figura da princesa das Astúrias" como futura rainha.

Esta é a primeira vez que uma herdeira recebe esta distinção, uma vez que, até ao reinado de Juan Carlos I, avô de Leonor, a insígnia estava reservada apenas aos homens.

"Hoje, dás um passo simbólico e muito importante para a preparação do teu futuro. Sei que te podem parecer muitas exigências e responsabilidades, todas importantes e difíceis, mas deves saber que sempre terás o apoio de muitas pessoas que querem o melhor para Espanha, para a Coroa, e para ti", disse o rei.

SAIBA MAIS

Tradição
Desde 1430 que os herdeiros ao trono espanhol recebem a insígnia do Tosão de Ouro. O rei Felipe VI foi agraciado quando tinha 13 anos e fez o primeiro discurso ao país. Ato Este foi o primeiro ato oficial protagonizado por Leonor. Para a ocasião, usou um vestido azul, uma das cores de eleição da realeza.
1429
A Ordem do Tosão de Ouro foi fundada em 1429 foi Felipe III, duque da Borgonha. Leonor é membro desde 2015, embora só ontem tenha sido a cerimónia. 



Mais sobre
Newsletter
topo