Príncipe André vai ser julgado por violação

Juiz recusou pedido para arquivar o caso e André vai mesmo enfrentar a justiça dos EUA.
Príncipe André
Príncipe André
Foto: Reuters
13 jan 2022 • 01:37
Carolina Cunha
O juiz norte-americano Lewis Kaplan recusou arquivar o processo no qual o príncipe André, de 61 anos, filho da rainha Isabel II, é acusado de ter violar Virginia Giuffr. A mulher alega ter sido levada contra a sua vontade dos EUA para Inglaterra, por Jeffrey Epstein (morreu em 2019 na cadeia), aos 17 anos, para ser forçada a ter relações sexuais com o membro da realeza. O caso remonta a 2001.

A decisão da justiça foi conhecida ontem e o príncipe será mesmo julgado pelos crimes de agressão sexual pelo Tribunal de Manhattan (Estados Unidos), arriscando assim o cumprimento de pena de prisão.

Caem assim por terra as tentativas da equipa de defesa do filho de Isabel II, junto da justiça norte-americana, para arquivar o caso e tentar minimizar o escândalo que se abateu sobre realeza. Os advogados do príncipe argumentaram que o processo, que deu entrada nos tribunais a 9 de agosto de 2021, não deveria seguir para julgamento pois existe um acordo estabelecido em 2009 entre a vítima, Virginia Giuffre, e o abusador Jeffrey Epstein, em que o bilionário pagou 500 mil euros à mulher, de forma a ser protegido de qualquer tipo de processo na justiça.

Recorde-se que, na queixa entregue em tribunal, a que a BBC teve acesso, Virginia, atualmente com 38 anos, acusa André de a forçar a ter relações sexuais sem consentimento, sabendo que ela “era uma vítima de tráfico sexual”. Acontecimentos que, garante, “ainda hoje lhe causam stress e danos psicológicos e emocionais significativos”. O caso deverá voltar a tribunal entre setembro e dezembro deste ano.

Atenta às tendências
Letizia de Espanha esteve ontem numa reunião com a Federação de Doenças Raras e deu nas vistas com um look descontraído: um casaco ‘oversize’ tão em voga esta estação.

Guilherme infetado
O príncipe Guilherme do Luxemburgo, de 40 anos, testou positivo para a Covid-19. De acordo com comunicado da Casa Real, encontra-se bem e sem sintomas.
Mais sobre
Newsletter
topo