Príncipe Carlos vai subir ao trono e suceder a rainha Isabel II

Polémicas e escândalos sexuais precipitam mudanças na coroa britânica.
Rainha Isabel II com príncipe Carlos
Rainha Isabel II, Príncipe Carlos
Rainha Isabel II com príncipe Carlos
Rainha Isabel II, Príncipe Carlos
30 nov 2019 • 01:30
André Filipe Oliveira
A rainha Isabel II está prestes a passar o testemunho ao filho Carlos. Segundo a imprensa britânica, a sucessão ao trono deverá acontecer dentro de 18 meses. Este período coincide com o 95º aniversário da rainha [em abril de 2021], a mesma idade com que o príncipe Filipe de Edimburgo se retirou dos compromissos oficiais.

Segundo os especialistas em realeza, Carlos já começou a assumir os comandos do trono e foi ele que esteve reunido com o pai, na última semana, e tomou a decisão de afastar o irmão, o príncipe André, da vida pública para evitar mais polémicas devido às acusações de violação.

"O escândalo em torno de André e Jeffrey Epstein deu ao Carlos uma oportunidade de intervir, para mostrar que ele pode comandar. Ninguém é maior do que a instituição da Família Real. Nem André, o filho favorito da rainha", diz uma fonte.

Isabel II - que está no trono há 66 anos - tem reduzido o número do compromissos oficiais. Em 2016, participou em 332 e em 2017, esteve em 283.

A sucessão ao trono começou a ser pensada devido à crise atravessada pela casa real, que tem perdido popularidade e somado polémicas devido aos casos de André e às controvérsias em torno de Meghan.

Rainha atenta a zanga
O afastamento de William do irmão Harry está a preocupar a rainha Isabel II que teme esta situação arrase a imagem da família real. "Estamos em caminhos diferentes", referiu o duque de Sussex numa entrevista televisiva.
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo