Rainha Letizia quer sogro Juan Carlos longe do palácio

A rainha já fez saber que não vai permitir que as “mãos sujas” de Juan Carlos manchem a sua imagem. Escândalo de corrupção reavivou guerra antiga.
Kate Middleton, rainha Letizia
Juan Carlos e Sofia
Kate Middleton, rainha Letizia
Juan Carlos e Sofia
29 mar 2020 • 18:15
Miguel Azevedo
Em período de crise sanitária por causa da pandemia da Covid-19, a coroa espanhola vive uma outra crise, esta certamente mais duradoura entre Letizia e Juan Carlos.

A rainha anda de costas voltadas com o sogro por causa do escândalo económico que envolve o rei emérito e, segundo fontes próximas da família real, Letizia não admite que "as mãos sujas" do sogro manchem a reputação da coroa espanhola.

Também o próprio Felipe VI já renunciou à herança do pai por conta da polémica, tendo ainda cortado com todas as ligações às fundações de Juan Carlos. Felipe VI decidiu ainda cancelar a verba que lhe era atribuída, no valor de quase 200 mil euros anuais.

Recorde-se que as autoridades judiciais de Espanha e Suíça estão a investigar uma suposta doação de 65 milhões de euros de Juan Carlos à sua ex-amante, Corinna Larsen. Em causa está a origem do dinheiro, que terá sido oferecido ao rei emérito pelo governo saudita como contrapartida pela concessão de um lucrativo contrato a um consórcio espanhol.

De acordo com o Ministério Público suíço, Juan Carlos recebeu 100 milhões de dólares (89 milhões de euros) provenientes da Arábia Saudita, em 2008, pouco tempo após a assinatura do contrato para a construção de um comboio de alta velocidade no deserto.

Quatro anos depois, parte do dinheiro - 65 milhões de euros - foi transferida para a conta de Corinna Larsen. Chamada a explicar-se em tribunal, a antiga amante do rei explicou que se tratou de uma "doação" de Juan Carlos, motivada pelo "carinho" que ele tinha por ela e pelo filho, e garantiu desconhecer a origem do dinheiro.

Este escândalo veio agravar uma relação que nunca foi saudável entre Letizia e Juan Carlos, com vários meios de comunicação social a garantirem que a rainha nunca permitiu o convívio das netas com o avô. Recorde-se também que faz em junho seis anos que Juan Carlos abdicou do trono para o filho.

A carregar o vídeo ...
Reis de Espanha
Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo