Revelado estado de saúde do toureiro José Luís Gonçalves

Em julho faz dez anos em que o toureiro caiu nos ensaios do programa da TVI, 'Dança Com as Estrelas'
josé luís gonçalves
josé luís gonçalves
26 mai 2023 • 20:34
Quase a fazer 10 anos do acidente de José Luís Gonçalves, durante os ensaios do 'Dança Com as Estrelas', da TVI, o melhor amigo, Américo Manadas, revelou como se encontra o estado de saúde do toureiro.

"Ainda na semana passada falei com ele ao telemóvel. Ele fala, responde a uma pergunta ou outra, mas depois cansa-se e alheia-se mais. Diz algumas palavras... Mas achei-o bem disposto", começa por contar à 'The Mag', acrescentando que se na parte da fala tem havido algumas evoluções, na física não é tanto assim. "Ele continua na cadeira de rodas, não se consegue levantar. Durante a pandemia, houve um período de tempo em que não conseguiu receber fisioterapia adequada e houve até uma regressão no seu estado. Desde então, mantém-se na mesma".

José Luís Gonçalves está dependente dos outros para efetuar qualquer tarefa. Assim, a mulher, Isabel Gomes, tem sido o braço direito do toureiro. "Todas as tardes ela vai para lá ter com ele. É um anjo. Se não fosse ela, não sei", elogia Américo Manadas, garantindo que Isabel é a única visita constante. "Pelo que sei o filho [de 27 anos] nunca mais apareceu".

Manadas admite que é um dia de cada vez e que não há perspetiva para que José Luís Gonçalves possa deixar a unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, na Aldeia de Juzo, em Cascais. "São coisas que acontecem na vida e que, infelizmente, não podemos prever. A vida é mesmo assim".

Recorde-se que José Luís Gonçalves era um dos participantes na estreia do 'Dança Com as estrelas', em 2013. Quando se preparava para treinar a primeira coreografia com Raquel Tavares, um conjunto de fatores, fez com que caísse desamparado do cimo das escadas que levavam ao palco de dança. O toureiro foi transportado para o Hospital de Santa Maria, onde, face ao traumatismo cranio-encefálico sofrido, foi operado para a remoção de um coágulo no cérebro e a colocação de um dreno. Esteve em coma durante quatro anos.
Mais sobre
Newsletter
topo