Shakira acusada de fraude pelo fisco espanhol

Em causa estão rendimentos de "vários milhões de euros" que a cantora não terá declarado a Espanha, onde já residia.
Shakira e Piqué
Shakira e Piqué
Foto: Reuters
22 jan 2018 • 16:13
A Agência Tributária de Espanha pediu ao Ministério Público do país para acusar a cantora Shakira de fraude fiscal, relativo ao aos anos entre 2011 e 2014, avança este domingo o jornal La Vanguardia. 

A denúncia surge com a alegação de que a artista colombiana devia ter declarado os seus rendimentos pelo mundo, durante esse período de tempo, às autoridades fiscais de Espanha, onde residia.

De acordo com a publicação espanhola, o valor em questão seria de "vários milhões de euros".

Agora, a decisão de levar a denúncia em frente cabe ao Ministério Público que, contactado pela France Presse, se recusou a prestar declarações sobre o caso. Caso a cantora seja acusada, poderá incorrer num crime que pode ser punido até dois anos de prisão.

Segundo várias fontes ouvidas pelo jornal, o caso "deve-se a uma diferença de critérios e não de fuga ao fisco", algo que a mulher de Gerard Piqué está pronta a resolver.  O jornal refere ainda que durante o período em questão, a intérprete de "Waka Waka" recebia a maior parte dos seus rendimentos das digressões mundiais que realizava e que a obrigavam a estar a maior parte do tempo fora de Espanha e ainda que, nesse sentido, a cantora não terá cumprido o mínimo de 183 dias a residir no país, pelo que não teria de ser obrigada a alterar a sua residência fiscal para Espanha.

Shakira é atualmente companheira do jogador de futebol Gerard Piqué, com quem passou a viver em Barcelona desde 2011, apesar de na altura ainda não ter casa própria.

O casal tem dois filhos, Milan, de quatro anos, e Sasha, de dois. A cantora prepara-se para dar início à sua nova digressão mundial "El Dorado World Tour". Em Portugal, o espetáculo de Shakira tem data marcada para o dia 28 de junho deste ano, no Altice Arena, em Lisboa. 



Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo