Shakira ouvida em tribunal por plágio da música "La bicicleta"

Artista colombiana está acusada de plágio e foi a tribunal esta quarta-feira. Produtor do tema é ouvido quinta-feira.
Shakira
Shakira
Foto: Getty
27 mar 2019 • 11:38

A cantora Shakira foi ouvida esta quarta-feira no Tribunal Comercial nº12 de Madrid, em Espanha. A cantora está acusada de plágio do tema musical "La bicicleta". A denúncia foi feita pelo artista cubano Liván Castellano Valdés que a acusa de copiar fragmentos da canção "Yo te quiero tanto", de 1997.

Em tribunal, a artista colombiana defendeu que "o estilo [da música dela] nada tem a ver" com os temas cubanos de Liván Castellano Valdés. Shakira acrescentou que a música em causa "nada tem a ver com Cuba, mas sim com Barrraquilla", capital da Colômbia.

No decorrer da audiência, Shakira relembrou que "nunca fui condenada por plágio em 30 anos de carreira e desde os oito anos que comecei a cantar em minha casa, na Colômbia".

Recorde-se que já em 2014, por um juiz federal de Nova Iorque, a canção "Loca" foi considerada plágio de um tema do dominicano Ramón Arias Vázquez. No entanto, em 2015, outro tribunal descobriu que o artista tinha mentido aquando da acusação contra Shakira.

Também Carlos Vives, produtor do tema "La bicicleta", vai ser ouvido esta quinta-feira.

Liván Castellano Valdés argumenta, na acusação, que enviou a Carlos Vives uma amostra da sua música e Shakira reproduziu um fragmento sem autorização. Em "La Bicicleta pode ouvir-se "que te sueño y te quiero tanto" e no tema de Valdés "yo te quiero, yo te quiero tanto", disse o cubano em 2017 numa entrevista ao El País, altura em que surgiu a acusação a Shakira.

Além de a queixa ter sido feita contra a artista, o representante da MDRB Music Publishing acusou ainda as entidades Sony Music Latin, Sony Music Entertainment, Sony ATV Publishing Holdings Spain e EMI Music Publishing Espanha, e também Carlos Vives e Andres Eduardo Castro.

Mais sobre
artigos relacionados
Newsletter
topo