Sónia Brazão: Três horas de gás antes do drama

A explosão que arrasou o apartamento da actriz Sónia Brazão, deixando-a em risco de vida, teve origem numa fuga de gás que durou cerca de três horas.
Sónia Brazão
importa
05 jun 2011 • 22:04

A explosão que anteontem arrasou o apartamento da actriz Sónia Brazão, em Algés, Oeiras, deixando-a em risco de vida, teve origem numa fuga de gás que durou cerca de três horas. A detonação foi causada pela actriz, ao carregar no botão da máquina de lavar roupa. Sónia, que ainda se arrastou até à porta de casa para pedir ajuda, está a ser acompanhada de perto pela família. "Está estável. Acreditamos que ela nos consegue ouvir", disse ao CM Luís Fonseca, irmão da ex-bailarina e cantora.

"A família esteve hoje [ontem] a visitá-la. Ela está sedada", acrescentou Luís Fonseca, que confirmou ter a mãe "alojada provisoriamente em casa". "Ela [mãe de Sónia Brazão] está bem fisicamente, mas muito abalada", explicou.

Entretanto, terminou o trabalho de perícias da secção de Investigação de Incêndios Urbanos da PJ de Lisboa. Ao que o CM apurou, Sónia Brazão era a única pessoa no apartamento em que residia (o 4º esquerdo do nº 73 da avenida da República). O início da fuga de gás dentro do imóvel situa-se pelas 14h00 de sexta-feira. Momentos depois, Sónia Brazão ter-se-á deitado na cama para descansar.

O gás saiu ininterruptamente durante cerca de três horas, invadindo todo o apartamento. Só cerca das 16h50 Sónia Brazão terá acordado, deslocando-se então à cozinha. Carregou no botão da máquina de lavar roupa, gesto que, ao que tudo indica, provocou a explosão. A fachada frontal e a parte de trás do apartamento da actriz, bem como a maior parte das paredes, ficaram destruídas.

A violência do rebentamento causou sérios danos nos quatro prédios que integram o empreendimento, situação que conduziu ao realojamento provisório de todos os moradores.

Ensanguentada, Sónia ainda se arrastou até à porta de casa, onde foi encontrada desfalecida pelas equipas dos bombeiros e INEM. Ainda recuperou a consciência, mas foi sedada, devido à gravidade dos ferimentos.

PROGNÓSTICO MÉDICO "MUITO RESERVADO"

Sónia Brazão sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em cerca de 90% do corpo. As vias respiratórias também sofreram lesões graves. Segundo o boletim médico, ontem divulgado pelo Hospital de São José - onde está internada desde sexta-feira - Sónia mantém-se estável, mas com prognóstico "muito reservado". As próximas horas serão cruciais.

"OUVI A EXPLOSÃO DENTRO DA GARAGEM"

Renato Correia, 80 anos, é vizinho de baixo de Sónia Brazão. Pelas 16h55 de ontem, quando a explosão de gás destruiu o apartamento onde a actriz residia, em Algés, Oeiras, o ex-jornalista estava a preparar-se para sair.

"Ouvi a explosão dentro da garagem. Senti um estrondo enorme, mas saí de carro para a rua", explicou. Renato Correia recordou ao CM ter visto um cenário de grande destruição. "Havia carros destruídos por bocados do prédio que caíram", acrescentou.

Humberto Évora é dono do café que Sónia Brazão costumava frequentar. "Sempre a achei simpática. Acho que tudo foi um acidente", sustenta. Entretanto, todo o condomínio (composto por quatro prédios) abalado pela explosão de sexta-feira foi ontem vistoriado por peritos da seguradora Fidelidade Mundial.

Os moradores, cerca de trinta, que foram desalojados por precaução, devido ao corte de abastecimento de gás, água e luz, foram ontem regressando às suas casas, mas só quando forem retomados os serviços cortados é que poderão voltar definitivamente aos apartamentos.

"APRENDEU A SER UMA ACTRIZ VERDADEIRA" (José Eduardo Moniz, Ex-director-geral da TVI)

Correio da Manhã - Como reagiu à notícia do acidente?

José Eduardo Moniz - É uma pena. Foi-lhe dada uma oportunidade no tempo em que eu estava na TVI. Mostrou sempre grande empenho. Procurei sempre corresponder a isso, na medida em que tenho a noção de que a vida dos actores é difícil.

- Porquê?

- Porque tem uma característica que é a da precariedade. No meu tempo, a TVI - e actualmente também - celebrava já alguns contratos de exclusividade, o que lhes dava alguma estabilidade.

- Sónia disse ao ‘CM' que estava triste com a TVI...

- Fico com muita pena. Foi das pessoas que se dedicaram mais a aprender, e transformou-se numa actriz verdadeira, porque ela não o era. E também nunca foi uma actriz particularmente cara do ponto de vista financeiro.

PRINCIPAIS PAPÉIS DA ACTRIZ

'SUPER PAI' (2002)

Sónia Brazão integrou o elenco principal desta série que, na época, foi considerada uma das melhores produções da TVI.

'MORANGOS COM AÇÚCAR' (2006)

Na série juvenil do canal de Queluz de Baixo, a actriz deu vida à personagem Julieta Borges, integrando o elenco principal.

'A OUTRA' (2008)

Susana Mendes era uma advogada e a melhor amiga de Teresa Pimenta (Alexandra Leite/Margarida Marinho).

'MAR DE PAIXÃO' (2010/2011)

Era a grande vilã da história. Apaixonou-se por Miguel (Rogério Samora) e tentou matar Benedita (Paula Lobo Antunes).

REACÇÕES

"ESTOU MUITO PREOCUPADA" (Ana Lúcia, Apresentadora)

"Como amiga da Sónia, estou muito preocupada com ela. Foi um acidente. Quando ia à casa da Sónia sentia um cheiro a gás."

"NÃO ACREDITO NA TESE DE SUICÍDIO" (Duarte Siopa, Comentador)

"Não acredito na tese de suicídio. Conheço a Sónia há muito tempo, e ela é uma mulher lutadora, não era dada a depressões." 

Fotogaleria: Explosão em apartamento de Sónia Brazão

artigos relacionados
Newsletter
topo