Vinho do Porto entre as ofertas mais populares

Bebidas, livros e copos de cristal são algumas dos presentes.
Marcelo Rebelo de Sousa ofereceu dois presentes  à rainha de Inglaterra
Foto: Dominic Lipinsky
21 nov 2016 • 08:57
Rute Lourenço
Nas visitas oficiais a chefes de Estado, a tradição sugere uma troca de presentes. Quando Marcelo Rebelo de Sousa conheceu a rainha Isabel II, na semana passada, cumpriu o protocolo e levou uma peça de porcelana e ainda uma garrafa de vinho do Porto para a monarca. Um presente que parece estar entre os mais populares, já que é uma das bebidas portuguesas mais apreciadas. Em 2010, por exemplo, Cavaco Silva levou quatro edições para o encontro com Barack Obama, num total que ascendia aos mil euros. No entanto, nem o anterior nem o atual presidente têm de pagar as ofertas, uma vez que se trata de uma cortesia das marcas para promoção própria.

Apesar de o vinho do Porto ser muito elogiado, Obama não esconde que preferiu a estátua em bronze do seu cão de água oferecida por Cavaco Silva e colocou-a entre os 16 presentes mais originais recebidos.

Entre presidentes, já se trocaram prendas para todos os gostos, desde decantadores, copos de cristal, discos, livros de poesia e até um software informático português.
Mais sobre
Newsletter
topo