a Ferver
Polémica: Cantiga ridiculariza casamento gay
"O Zezinho pane... casou com o Manuel das Tricas; convidaram a família, os amigos e os maricas." Estes são versos de uma canção que Quim Barreiros
  • Partilhe
27/05/2010 20H52
Quim Barreiros diz-se favorável ao casamento gay e garante que a cantiga tem sido recebida com simpatia
Foto: João Miguel Rodrigues

"O Zezinho pane... casou com o Manuel das Tricas; convidaram a família, os amigos e os maricas." Estes são alguns dos versos da canção que Quim Barreiros escreveu a propósito do casamento homossexual e que estão a causar mal-estar junto da comunidade gay.

"É o retrato do preconceito derrotado na Assembleia da República a 8 de Janeiro" (data da aprovação da proposta de lei do Governo sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo), diz Paulo Corte Real, dirigente da associação ILGA - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero, sobre a canção ‘O Casamento Gay'.

O presidente da Opus Gay, António Serzedelo, considera o músico "homofóbico" e acusa-o de "discriminação". Também a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, sob a tutela da Presidência do Conselho de Ministros, "lamenta que sejam usados conteúdos discriminatórios, musicais ou de outro tipo, e que atentam contra a liberdade individual, o respeito e a tolerância".

Quim Barreiros diz, com ironia, desconhecer o significado da palavra homofóbico ou homossexual. "Mas sei o que é um pane... e fiz uma cantiguinha usando o português corrente, porque o meu público não vai à Gulbenkian", garante o cantor, que, assumindo-se "absolutamente a favor do casamento gay", conclui: "O meu meio artístico está recheado de homossexuais e as reacções à minha cantiguinha até têm sido simpáticas." 

APONTAMENTOS

REFRÃO

"... com gestos de bichona, o menu apresentou: primeiro vaca galo... e como sobremesa banana pêssego".

SEM QUEIXAS

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género não tinha recebido, até ontem, qualquer queixa relativa ao teor da letra.

EDUCAÇÃO

"Há muito trabalho de educação a fazer... a aprovação do casamento foi o início do processo", reconhece a ILGA. 

Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
1
Comente
0
OPINIÃO
horóscopo
EM DESTAQUE
PEIXES
20 FEVEREIRO - 20 MARÇO
OUTROS SIGNOS
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina