a Ferver
Terrorismo ameaça casamento de Harry e Meghan
Equipas de segurança estão em constante alerta até ao casamento real.
  • Partilhe
Diogo Torres
18/05/2018 01H30
Foto: Reuters
A operação de segurança para o casamento entre o príncipe Harry e Meghan Markle foi preparada para responder à possibilidade de um ataque terrorista em Windsor, nos arredores de Londres. Em declarações exclusivas ao Correio da Manhã, a polícia de Thames Valley confirma que o cenário de atentado está em cima da mesa.

"Nos últimos anos temos assistido a atrocidades terroristas em Manchester, Londres e noutras cidades europeias. Na sequência disso, no plano que montámos para este casamento, está pensada essa possibilidade e os agentes no terreno estão treinados e prontos para responder caso isso aconteça", admite David Hardcastle, da polícia de Thames Valley.

Apesar da possibilidade de terrorismo, a principal preocupação das autoridades britânicas está relacionada com a quantidade de pessoas que estarão em Windsor no dia do casamento. "Sabemos que, só no momento do cortejo do príncipe Harry e de Meghan Markle, estarão cerca de 115 mil pessoas nas ruas e o número pode ser superior. No dia do casamento teremos agentes no terreno desde muito cedo para falarem com o público e para garantirem a segurança das pessoas, principalmente durante a passagem dos noivos", explica o agente.

Um dia antes do casamento real, as ruas da pequena cidade de Windsor estão repletas de polícias armados e barreiras antiveículos. "Há uma grande variedade de equipas que estão a trabalhar em conjunto. Agentes armados em patrulhas e em veículos, agentes de proximidade para darem assistência ao público, equipas cinotécnicas que vão usar cães, agentes a cavalo e equipas de trânsito. Além disso, teremos agentes de operações e táticas que estarão posicionados de forma discreta", adianta ainda David Hardcastle ao Correio da Manhã.

A polícia de Thames Valley, que comanda a região onde o casamento vai acontecer, adquiriu um sistema que permite detetar as matrículas de todas as viaturas, de forma automática. No dia do enlace do príncipe Harry, o espaço aéreo vai ser limitado, principalmente na zona que sobrevoa o castelo de Windsor, onde o casal irá dar o nó pelas 12h00 de amanhã.

"Pai não vem ao casamento"
Meghan Markle já confirmou que o pai, Thomas Markle, não irá viajar até Inglaterra para a levar ao altar. "Lamentavelmente, o meu pai não vem ao nosso casamento. Eu sempre cuidei do meu pai e espero que ele possa ter o espaço de que precisa para se focar na sua saúde", pode ler-se no comunicado emitido ontem.

Este anúncio surge depois de ter sido tornado público que Thomas tinha recebido dinheiro de um paparazzo para se deixar fotografar a experimentar o fato de casamento. Depois disso, disse que não queria envergonhar a filha e mais tarde revelou ter sofrido um enfarte.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
OPINIÃO
  • Sentir
    Um disco de memórias com sons que apelam às gerações mais velhas.
    Uma espécie de fado rock
    Está consumado em música nova o regresso dos Xutos & Pontapés ao ativo depois da morte de Zé Pedro.
  • Apresentações já estão feitas
    Recém-casada com a diretora de Programas da SIC, a atriz de ‘Paixão’ enumerou os benefícios de uma família equiparável ...
    Utopia
    Para David Byrne, a Utopia é um sentimento interior positivo.
  • Ele ainda não acabou
    Ver Manel Cruz foi arrebatador, extasiante, quase catártico.
    Surpresa para um camaleão
    Ex-favorito do Festival da Canção sabe que para quem é artista conta tudo aquilo que está em seu redor.
horóscopo
EM DESTAQUE
CARANGUEJO
22 JUNHO - 23 JULHO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina