Ficção ou realidade científica?

Os carros voadores são uma das próximas ficções que se vai tornar realidade científica já nos próximos anos.
14 jan 2016 • 17:49
João Ferreira

Um amigo meu, sempre muito bem informado no que toca aos últimos avanços da ciência e da tecnologia, enviou-me um artigo sobre uma das próximas ficções que se vai tornar realidade científica, já já nos próximos anos: os carros voadores. Anunciados por tudo o que é clássico da ficção científica – como por exemplo no filme ‘Blade Runner’ –, os bólides voadores estão quase a chegar.

As autoridades norte-americanas autorizaram uma empresa a fazer os primeiros testes piloto. O futuro carro em causa é da responsabilidade da empresa Terrafugia. Quando estiver pronto a bombar – daqui a dez anos, se correr tudo bem – este híbrido (que também pode "voar" a grande velocidade no asfalto) que aterra e descola verticalmente nas nossas garagens, devidamente adaptadas claro, terá um preço semelhante ao dos carros de luxo atuais.

Para já os testes vão ser feitos numa versão reduzida do tamanho de um pequeno drone e, por causa disso, já começaram a ser redigidos os primeiros códigos da estrada aéreos. Sabemos que, de início, o carro voa mas baixinho (nada de grandes altitudes) e a velocidade máxima também não pode superar os 160 km/h. A ver vamos se daqui a dez anos a realidade nos enche os céus de carros voadores como os do ‘Blade Runner’. Para essa realidade científica estou pronto! Já quanto à moral da história do filme – de que os humanos faziam às máquinas todas as maldades que não queriam que lhes fizessem a eles – essa era boa que continuasse a ser ficção. Pelo menos para as máquinas…

Mais sobre
Newsletter
topo