Trapalhada no festival

Começou mal o Festival RTP da Canção deste ano.
24 fev 2018 • 00:30
Miguel Azevedo
Bronca... Começou mal o Festival RTP da Canção deste ano (pelo menos a primeira semifinal, uma vez que a segunda acontece amanhã). A trapalhada na contagem, que levou a desclassificar um tema que tinha passado à final e a promover à final um tema que tinha ficado de fora, não augura nada de bom.

O erro foi detetado na transcrição dos votos do público (a responsabilidade terá sido de um funcionário que trocou um ‘3’ por um ‘13’) e deu agora lugar à canção ‘Sem medo’, composta por Jorge Palma e interpretada por Rui David. De fora ficou ‘Eu te amo’, composta por Mallu Magalhães e interpretada por Beatriz Pessoa.

Mandaria, contudo, o bom senso que, uma vez o erro assumido, as duas canções seguissem para a final. As notícias correm depressa e Portugal, que pela primeira será este ano anfitrião do Festival da Eurovisão, já começa mal na primeira fotografia de grupo. Entretanto, as críticas à qualidade das canções a votação no festival não se fizeram esperar por parte do público, com tudo o que isso possa ter de subjetividade, de ignorância e de crueldade.

O mesmo é dizer que a explicação proferida por Jorge Gabriel durante a gala, que "a ideia por trás do Festival da Canção nunca foi apenas a de apresentar boas canções, mas sobretudo a de ser uma montra de tudo o que se está a fazer de melhor na música portuguesa em cada ano", ainda não convence ninguém!

Colaboração... O músico português Jorge Vadio está novamente a gravar com Mike Garson, pianista de sempre de David Bowie. Vadio e Garson vão gravar um CD de originais e para tal o músico irá para Los Angeles, onde irá dar início ao novo projeto.

A pré-produção já se encontra em curso. O CD será gravado maioritariamente em inglês, mas deverá conter dois temas em português.
Mais sobre
Newsletter
topo