Crónicas
Edição de Autor
A espera da próxima canção
por Miguel Azevedo
António Manuel Ribeiro e os UHF vêm de uma altura em que fazer rock em português era um constrangimento.
  • Partilhe
SÁBADO 22 DEZEMBRO - 00H

Partir pedra... Quando, em 1979, os UHF gravaram o primeiro single, ‘Jorge Morreu’, foram os próprios que tiveram de pagar as cópias para promoção e levá-las às rádios e aos jornais. E foi com um vinil na mão que bateram à porta da Rádio Clube Português, hoje Rádio Comercial, que como tinha ficado intimamente ligada ao 25 de Abril tinha ganhado, entretanto, uma porta praticamente impossível de transpor.

"Batemos, abriu-se uma portinhola e apareceu o porteiro: ‘O que é que vocês querem?’", recorda António Manuel Ribeiro que nunca mais se esquece da reação do senhor quando ouviu um grupo de putos dizer-lhe que tinha para mostrar um disco de rock português: "‘Rock quê??’ E aquela pergunta nunca me saiu da cabeça até hoje. Tive vontade de fugir, quase humilhado, mas era a realidade. Ninguém sabia o que era aquilo. Estávamos a inventar alguma coisa".

O mesmo é dizer que António Manuel Ribeiro e os UHF vêm de uma altura em que fazer rock em português era um constrangimento. Foram eles e outros que se lhes seguiram no boom do rock português que ajudaram a desbravar caminho e a partir pedra, um trabalho e um esforço que hoje é ignorado e desvalorizado.

"Isso é normal. Algum miúdo hoje imagina o que é viver sem liberdade? Há pessoas que acham que o mundo está no iPhone e que os ovos nascem no supermercado", ironiza. A verdade é que os UHF foram pioneiros numa forma de fazer música e visionários na forma de a escrever. ‘Cavalos de Corrida’, gravada em 1980, está mais atual hoje do que nunca.

"Eu sei que, tecnicamente, aquela canção está mal gravada, mas não interessa nada porque não podia ser mais atual. Todos os dias somos lançados numa corrida louca." Aos 40 anos, os UHF estão de parabéns, mas nunca de despedida, até porque, como diz António Manuel Ribeiro na entrevista que se segue, "há sempre a próxima canção". E há sempre quem esteja à espera dela…

Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horóscopo
EM DESTAQUE
AQUÁRIO
21 JANEIRO - 19 FEVEREIRO
OUTROS SIGNOS
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina