Crónicas
Edição de Autor
A importância de um selo
por Miguel Azevedo
Rui Massena é o maestro mais cool da música em Portugal.
  • Partilhe
SÁBADO 10 NOVEMBRO - 00H
Piano... Rui Massena é o maestro mais cool da música em Portugal.

Ele já dirigiu um pouco por todo o Mundo, foi diretor da Orquestra Clássica da Madeira, foi o primeiro português a dirigir na mítica sala Carnegie Hall, em Nova Iorque, estudou e dirigiu as grandes obras da história da música mas também já trabalhou com bandas tão improváveis como Da Weasel e Expensive Soul, sem passar cartão ao que os outros acham disso. "Alguns chamam-me maestro pop, mas eu não me importo."

Em 2015 decidiu assumir de vez um projeto a solo, deixando, como me dizia na altura, a timidez em relação às suas próprias composições. Tomou-lhe o gosto e de lá para cá já gravou mais dois. O último, ‘III’, é mais um disco que procura a desconstrução da complexidade, a leveza e a tranquilidade, por insatisfação, por desassossego, sem arrogância e presunções.

"Não tenho pretensões em ficar para a história da música. Se as pessoas conseguirem sentar-se a beber um copo ao som da minha música já fico satisfeito. Não preciso que digam: ‘Epá, que grande compositor!’, disse-me uma vez.

O novo disco, feito sob essa utópica e ilusória vontade de "atrasar o tempo" chega ao mercado com o mítico selo amarelo da Deutsche Grammophone, a mais antiga editora em atividade, para a qual poucos no Mundo foram convidados a gravar.

A relação começou quando Massena viu um tema do seu disco anterior ‘Ensemble’ ser selecionado por aquela editora para integrar uma compilação com artistas de topo mundial de influência clássica mas de fação mais vanguardista.

O pormenor faz a diferença e talvez se imponha olhos dentro (quanto mais não seja pela cor) a quem ainda não percebeu que Massena é um neoclássico à procura da simplicidade. "Eu podia fazer grandes tratados ao piano mas eu ando é à procura da simplicidade e isso é tão nobre como fazer a maratona", diz.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horóscopo
EM DESTAQUE
SAGITÁRIO
23 NOVEMBRO - 21 DEZEMBRO
OUTROS SIGNOS
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina