Crónicas
Edição de Autor
Perder a voz mas não a razão
por Miguel Azevedo
Na primeira vez que tocaram em Portugal, em 1982, então no Festival Vilar de Mouros, os U2 não passavam de um coletivo irlandês com um nome estranho.
  • Partilhe
SÁBADO 15 SETEMBRO - 00H
Político... Na primeira vez que tocaram em Portugal, em 1982, então no Festival Vilar de Mouros, os U2 não passavam de um coletivo irlandês com um nome estranho. Os dois primeiros discos 'Boy' e 'October' já tinham sido lançados é certo, mas por cá ainda ninguém conhecia Bono, Adam Clayton, The Edge e Larry Mullen. A organização do Vilar de Mouros procurava apenas uma banda internacional que fosse boa e barata e foi o maestro António Vitorino de Almeida (que ajudava na produção) que sugeriu o grupo.

Rezam os relatos da altura que, na parte final do concerto, Bono escalou as colunas de som e gritou: "A próxima vez que forem a Dublin, procurem por mim".

Hoje, 36 anos depois da estreia em Portugal e 42 anos volvidos desde que Larry Mullen Jr. colocou um anúncio na escola para formar uma banda, os U2 dispensam apresentações, e Bono já todos o conhecem de ginjeira. Ativista pelos direitos humanos, cavaleiro honorário da rainha, filantropo praticante, nomeado pela revista 'Time' como uma das pessoas mais influentes do Mundo, Bono volta a Portugal como líder de uma das maiores bandas de rock da história, mas também como eterno inconformado, indignado e descontente.

No concerto em Berlim, onde perdeu a voz mas não a razão, Bono já tinha apelado para o drama dos refugiados e uns dias antes, num jornal alemão, tinha alertado para a urgência de uma Europa unida. Por isso, entre as várias imagens que são projetadas nos ecrãs no início do novo espetáculo dos U2 vê-se uma bandeira desfraldada da União Europeia. "Calculo que mesmo para um público rock, agitar uma bandeira da União Europeia nos dias que correm pode ser uma irritação, uma chatice, uma referência kitsch ao Festival da Eurovisão, mas para alguns de nós tornou-se um ato radical", explica Bono.

O facto é que é assim que começa a contar-se a história da nova passagem dos U2 por Portugal… 
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horóscopo
EM DESTAQUE
VIRGEM
24 AGOSTO - 23 SETEMBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina