Crónicas
Edição de Autor
Uma decisão histórica
por Miguel Azevedo
Justiça... Numa altura em que muitas das ligações entre artistas e editoras eram fixadas através dos chamados "contratos leoninos".
  • Partilhe
SÁBADO 17 NOVEMBRO - 00H
Justiça... Numa altura em que muitas das ligações entre artistas e editoras eram fixadas através dos chamados "contratos leoninos" construídos, por vezes, de forma ‘distorcida’ com o intuito de gerar benefícios apenas para uma das partes, os UHF ‘entregaram’, nos anos 80, nas mãos da Rádio Triunfo/Orfeu a edição daqueles que ainda hoje são três dos seus discos mais emblemáticos: ‘Persona Non Grata’, ‘Ares e Bares da Fronteira’ e ‘Ao Vivo em Almada - No Jogo da Noite’.

Só este último encontra-se hoje à venda, no mercado de usados, por um valor superior a 300 euros. Ora, mais de 30 anos depois, e numa altura em que não se sabe o que é feito da Rádio Triunfo/Orfeu, António Manuel Ribeiro perdeu a paciência e resolveu avançar por sua conta e risco para a reedição, pela primeira vez em CD, daquelas três obras.

"A ultima vez que contactei com a editora foi por carta registada em 2011 e nunca recebi resposta. Não sei quem detém os direitos, mas quem se apresentar terá que fazer contas comigo, até porque eu tenho dinheiro a receber", desabafava António Manuel Ribeiro comigo um dia destes. "Trabalhei durante anos para conseguir isto. Se aparecer alguém eu cá estarei para fazer contas porque esta obra morta está a prejudicar a minha carreira".

E se é verdade que o espólio da Rádio Triunfo/Orfeu, que inclui ainda nomes como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira ou Sérgio Godinho, terá sido adquirida pela Movieplay, também isso é algo que não tem qualquer valor para o músico. "Nunca ninguém me mostrou um documento que me provasse que eram eles os detentores do contrato que assinei em 1982 com a Rádio Triunfo/Orfeu". Cansado de esperar, António Manuel Ribeiro, devolveu agora ao público três obras primas. Os discos foram apresentados no passado dia 3 na Fnac do Almada Forum e juntou gente de todo o País. Houve até lágrimas à mistura. Está feita justiça.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horóscopo
EM DESTAQUE
SAGITÁRIO
23 NOVEMBRO - 21 DEZEMBRO
OUTROS SIGNOS
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina