Crónicas
Sociedade Recreativa
Utopia
por Fernando Sobral
Para David Byrne, a Utopia é um sentimento interior positivo.
  • Partilhe
SÁBADO 24 MARÇO - 00H
David Byrne era o cérebro dos Talking Heads, uma das mais fascinantes bandas norte-americanas da transição da década de 70 para a de 80 do século XX. A aliança do rock e múltiplas influências musicais abriu espaço (basta escutar o álbum ‘Remain in Light’) para outras aventuras de Byrne com, por exemplo, Brian Eno (‘My Life in the Bush of Ghosts’ é ainda um disco incontornável).

A transformação da cultura pop sempre fascinou Byrne e isso está mais uma vez visível neste seu novo álbum, ‘American Utopia’. Basta escutar o que canta num dos temas mais empolgantes do disco, ‘This is That’: "When the song comes on/ everything stops, everything’s changed." Ao longo da sua carreira, Byrne fez 19 discos e a sua impressão digital está presente em livros, filmes, ópera, fotografias e desenhos.

Este álbum interrompe um silêncio de 14 anos em termos de discos a solo e faz parte de um projecto mais vasto, ‘Reasons To Be Cheerful’, que pretende, neste mundo de ansiedades, providenciar um fórum com notícias optimistas. Não é por acaso que os 10 temas do disco incidem sobre formas alternativas de olhar para o mundo, com líricas provocadoras e cheias de metáforas. Para Byrne, a Utopia é um sentimento interior positivo.

O seu olhar sobre o mundo é o de alguém que está a observar de fora (oiça-se ‘Dance Like This’). E se aqui encontramos uma curiosa aliança entre a música techno e o country, no disco há de tudo um pouco: elementos de afrobeat, music hall, funk, rock, folk, disco e electropop.

Uma união utópica.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horóscopo
EM DESTAQUE
BALANÇA
24 SETEMBRO - 22 OUTUBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina