Crónicas
Sociedade Recreativa
Vida
por Fernando Sobral
A melancolia está presente como uma nuvem que percorre o disco.
  • Partilhe
SÁBADO 24 NOVEMBRO - 00H
Na música pop nada é eterno. Talvez por isso muitos projectos que julgamos serem indestrutíveis acabam por se dissolver e outros, que disseram adeus precocemente, regressam passados anos em busca de glórias passadas.

‘Life’ é o primeiro álbum de Boy George e dos Culture Club em duas décadas e surge quatro anos após as notícias sobre a derradeira tentativa de reformulação do grupo. Em 2014 foi mesmo anunciado um novo disco que se chamaria ‘Tribes’, mas nada se materializou.

Boy George teve, nessa altura, um problema na garganta e os próprios membros do grupo desentenderam-se. Este ‘Life’ surge como uma espécie de desculpa aos fãs. Há aqui muito da energia da cultura de discoteca que foi a alma e o coração dos Culture Club nos seus anos de ouro, como é visível em ‘God & Love’ (cantado como se Boy George estivesse num púlpito) e ‘Resting B**** Face’, ou mesmo em ‘Human Zoo’, onde os ritmos do calypso estão muito presentes.

Mas se há uma linha de força coerente em ‘Life’ é a Soul e o Reggae: ‘Runaway Train’ é um claro exemplo disso. A voz de Boy George está mais rouca, como seria natural com o passar dos anos, mas isso confere aos Culture Club uma outra transcendência. Mas não há aqui sucessos óbvios como o foram ‘Karma Chameleon’, ‘Do You Really Want to Hurt Me’ ou ‘Church of the Poison Mind’. A melancolia está sempre presente como uma nuvem que percorre todo o disco.

Talvez a chave do álbum esteja no tema que lhe dá título, ‘Life’: os coros e a voz de Boy George evoluem numa melodia muito minimalista que estão serviço de quem canta. A voz é tudo.
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Sociedade Recreativa
horóscopo
EM DESTAQUE
SAGITÁRIO
23 NOVEMBRO - 21 DEZEMBRO
OUTROS SIGNOS
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina