Crónicas
Sociedade Recreativa
Dança
por Fernando Sobral
O legado dos Chic é rico e este novo disco deixa muitas pistas sobre ele.
  • Partilhe
SÁBADO 13 OUTUBRO - 00H
Os Chic foram reis da dança, num tempo em que a electrónica não comandava as emoções dos corpos. A guitarra e o baixo de Nile Rodgers e de Bernard Edwards eram tónicos perfeitos para um mundo ainda imerso no "disco-sound" e que o ruído do Punk ameaçava fazer ruir.

Mas os Chic traziam mais do que música de dança: criavam grandes canções, como "At Last I Am Free" (de que Robert Wyatt fez uma versão arrepiante). Agora é editado o primeiro disco dos Chic em 26 anos, sob a orientação da fabulosa guitarra de Nile Rodgers (que durante anos se dedicou mais à produção – uma das fases de renascimento de David Bowie, a de "Let’s Dance", deve-se a ele). "It’s About Time" surge num momento em que também vai ser editada uma caixa, "The Chic Organisation 1977-79", com os três primeiros álbuns do grupo, raridades e o disco das Sister Sledge, "We Are Family", talvez o maior trabalho de produção do grupo).

O legado dos Chic é rico e este novo disco deixa-nos muitas pistas sobre ele. Mas Nile Rodgers quis fazer um conjunto de canções pop contemporâneas e não sobreviver sobre um legado único. Juntou vários colaboradores de renome, de Pitch Perfect 2 a Craig David, embora nem sempre o resultado desta "modernidade" seja óptimo. Há grandes momentos: "Till the World Falls" parece a nova versão de "Good Times", também ele dedicado a uma época confusa; "I Dance My Dance" é contundente; "State of Mind (It’s About Time)" é jazz-funk puro. Nile Rodgers não tem de provar nada: o legado da sua obra nestas décadas fala por si. Este é um disco que reforça essa herança notável.  
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Opinião
horóscopo
EM DESTAQUE
BALANÇA
24 SETEMBRO - 22 OUTUBRO
OUTROS SIGNOS
a ferver
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina