Opinião
Opinião
Uma ausência com dez anos
por Miguel Azevedo
Joanna... Sempre próxima da poesia e da música portuguesa, muito por causa dos conhecimentos do pai Joaquim.
  • Partilhe
SÁBADO 13 OUTUBRO - 00H
Joanna... Sempre próxima da poesia e da música portuguesa, muito por causa dos conhecimentos do pai Joaquim, um ex-seminarista que após o serviço militar decidiu deixar o seu país e constituir família no Rio de Janeiro, a cantora Joanna, artista que nos anos 80 gozou de enorme sucesso por cá sobretudo devido ao tema ‘Amanhã Talvez’, está a trabalhar com o português Tiago Torres da Silva no seu próximo disco.

Tiago é um dos maiores escritores de canções da atualidade, um dos mais conhecidos no Brasil, e um daqueles que nos últimos anos mais têm escrito para fado. Foi a própria Joanna quem me o contou um dia destes, ela que está de volta a Portugal após dez anos de ausência. "Tive todo tempo do mundo nesses 10 anos para mudar alguns rumos de minha vida, em busca de amadurecimento. Foi esse o mote principal, a busca de leveza, rumos novos para minha carreira, quase um exílio consentido para chegar a um estágio que considero ser bem próximo daquilo que queria", disse-me. Os espetáculos que agora traz, dia 19 no Coliseu de Lisboa, e dia 20 no Casino da Póvoa, são feito especialmente para Portugal, e desta vez até vai cantar temas de, imagine-se, Jorge Palma.

No meio da conversa que tivemos lá deixou a sua satisfação por ver que a música portuguesa, começa finalmente a entrar no Brasil com maior expressão, ainda que mais pelas mãos do fado. "Já há algum tempo deveríamos ter reconhecido que a poesia e a música cantada em Portugal é uma das mais belas do Mundo. Aquilo a que vocês chamam música ligeira é uma expressão por demais ligeira para a riqueza da música portuguesa. A literatura já era por demais conhecida e amada, agora, finalmente, os artistas portugueses ganharam esse espaço de destaque nas programações de espetáculos por aqui. Antes tal destaque só acontecia com a grande Amália Rodrigues".
Ler mais tarde
A notícia foi guardada na sua lista de notícias favoritas. Faça a gestão dessa área na sua conta.
Partilhe
0
Comente
0
mais crónicas de
Edição de Autor
horóscopo
EM DESTAQUE
SAGITÁRIO
23 NOVEMBRO - 21 DEZEMBRO
OUTROS SIGNOS
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina